Banco do Brasil terá de devolver R$ 20,6 milhões a clientes por cobranças indevidas
O Banco do Brasil firmou um acordo com o Banco Central (BC) e terá de reembolsar R$ 20,6 milhões a clientes que foram cobrados indevidamente em operações envolvendo cheque especial e cartões de crédito e débito. O termo de compromisso foi assinado na última segunda-feira (3).
A maior parte do valor a ser devolvido, R$ 14,1 milhões, diz respeito à cobrança irregular de tarifas para emissão de segunda via de cartões. O problema afetou mais de 1,5 milhão de clientes entre 2013 e 2024.
Outros R$ 6,5 milhões serão restituídos a 15,4 mil microempreendedores individuais (MEIs) que, entre 2020 e 2022, pagaram juros acima do limite máximo de 8% no cheque especial.
O Banco do Brasil afirmou, por meio de nota, que “as questões já foram devidamente solucionadas” e reforçou seu compromisso com a qualidade no atendimento. A instituição destacou ainda que, há 10 trimestres consecutivos, ocupa a melhor posição no ranking do Banco Central entre os grandes bancos com menos reclamações.
Caso o banco não consiga reembolsar todos os clientes afetados no prazo de 12 meses, terá de repassar ao Banco Central o valor que restar pendente.