Manaus

AM está na fase roxa de risco da Covid e tem 100% dos leitos privados ocupados

MANAUS – O Amazonas saiu da fase vermelha de risco da Covid-19 e está na roxa, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, em pronunciamento ao lado do governador Wilson Lima (PSC), nesta segunda-feira (4), transmitido pelas redes sociais.

“A nossa análise de risco está apontando que nós estamos em um nível muito alto de risco, portanto saímos da fase vermelha e estamos na fase roxa. Nós tivemos um crescimento, entre novembro e dezembro, de 120% do número de casos em Manaus, onde nós passamos de 1.573 casos 3.452 casos”, disse ela.

Nos últimos 14 dias, a média móvel de óbitos pela doença aumentou 66%, passando de 86 na semana retrasada pera 99 nos últimos sete dias.

A procura por atendimento também cresceu. A rede privada, informou ela, está com 100% dos leitos ocupados.

O aumento na ocupação dos leitos clínicos da rede pública nos últimos 14 dias foi de 94%. Na rede privada o aumento doi de 163%.

Em relação às UTIs, o aumento de 59% de ocupação na rede pública e de 113% na rede privada.

“Todas as unidades privadas estão com seus leitos clínicos e de UTI ocupados. Isso leva a uma pressão adicional sobre o sistema público, uma vez que esses pacientes que não estão tendo acesso na rede privada precisam ser atendidos na rede pública”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.