Aeroporto Internacional de Manaus é o posto que mais detecta casos de Covid-19
MANAUS – O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o posto de testagens de Vigilância Genômica para Covid-19, no Amazonas, que mais detecta passageiros desembarcados em Manaus com a infecção. O relatório mais atualizado da oferta de testes de diagnóstico, divulgado nesta quinta-feira (12/08), aponta para 28 casos detectados no aeroporto, 9 casos no Porto e 8 na Rodoviária de Manaus, totalizando 45 casos positivos para o novo coronavírus. No monitoramento de variantes do vírus, foram identificadas contaminações pela variante Gama, também conhecida como P.1.
Os casos positivos detectados no aeroporto foram identificados em passageiros desembarcados em voos procedentes de São Paulo, Fortaleza, Belém, Brasília, Guarulhos, Ponta Porã, Rio de Janeiro, Campinas e de municípios do Amazonas, como Coari, Tefé e Parintins.
As testagens iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR. “A realização das testagens é importantíssima para que a FVS mantenha o monitoramento de variantes por meio da Vigilância Genômica. Então, continuamos sensibilizando os passageiros para que realizem o teste e contribuam para essa ação”, afirma a enfermeira coordenadora das testagens, Evelyn Cesar.
A testagem é gratuita e voluntária, quem chega a Manaus pelo aeroporto é informado sobre a realização dos exames ainda na aeronave, após o pouso. “Os técnicos estão a postos para atender os passageiros que estão desembarcando e explicam a necessidade da realização do teste e a importância do diagnóstico precoce da infecção, para realizar o tratamento e isolar os casos detectáveis”, detalha a enfermeira.