DestaquesPrefeitura de ManausSaúde

Prefeito David Almeida vistoria obras em unidades de saúde da zona Oeste com entrega prevista para este mês de outubro

Em ritmo acelerado, David Almeida fiscaliza obras da prefeitura em unidades de saúde que recebem os ajustes finais

As obras de construção de duas Unidades de Saúde da Família (USFs), da Prefeitura de Manaus, na zona Oeste da capital amazonense, seguem em ritmo acelerado para entrega até o fim deste mês. Nesta quinta-feira, 3/10, o prefeito David Almeida realizou vistoria técnica nas estruturas que integram a rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Com os serviços em fase final, a USF Lindalva Damasceno, localizada no bairro Tarumã, será entregue na próxima semana. Segundo o chefe do Executivo municipal, a nova estrutura visa ampliar o acesso dos moradores da região aos serviços de atenção básica.

“Nesta sexta-feira, dia 4, está prevista a entrega de mais uma unidade de saúde no bairro Tarumã, na zona Oeste, unidade que vem dar suporte para a população dessa área, como os moradores do Tarumã, do entorno do parque São Pedro e Campos Salles. Com isso, a gente amplia os nossos serviços de atenção primária na cidade de Manaus”, afirmou o prefeito.

A unidade vai contar com capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos diários, com serviços de atenção primária à saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso, conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

“A unidade que temos mais próxima daqui fica no Tarumã também, porém é no Parque das tribos, e ficava muito distante para outros moradores da região. E essa unidade terá seis equipes de médicos, seis equipes de dentista, será referência para aproximadamente 80 mil pessoas que moram nas redondezas, e vai contar também com a realização de mais de 20 mil procedimentos por mês, com a carteira completa de serviços da atenção primária”, completou Fraxe.

Ainda na zona Oeste, na rua 23 de Dezembro, bairro Compensa, a USF que está sendo construída na região também recebe os serviços finais para entrega. A estrutura terá capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos diários.

A unidade vai contar com mais de 50 ambientes, distribuídos em dois pisos, com salas de espera, consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.

“Essa é uma outra grande unidade que nós vamos entregar ainda neste mês de outubro, melhorando a qualidade de vida dos moradores dessa parte da zona Oeste da cidade de Manaus”, concluiu Almeida.