Outubro Rosa: Comemorando 12 anos, grupo de apoio á mulheres com câncer recebe homenagem da ALE-AM.
Criado em 2009, Gamma obteve reconhecimento por trabalho desenvolvido no acolhimento a mulheres em tratamento contra o câncer
Manaus, 15//10/2021 – Com pouco mais de 12 anos de existência, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas (Gamma) recebeu, na manhã da última sexta-feira (15) uma homenagem e um certificado de Honra ao Mérito, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A homenagem acontece também por ocasião do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização para prevenção e detecção precoce do câncer de mama, doença que, apenas em 2021, já acometeu mais de 60 mil brasileiras, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca.
A homenagem também contou com representantes do governo do Estado, assim como o diretor-presidente da Fundação Cecon, Dr. Gerson Mourão. Também participaram várias pacientes que recebem apoio do grupo e/ou participam dele. “Essa homenagem é de uma grandiosidade, principalmente nesse momento, para que pessoas como a Oriona, que tem um trabalho belíssimo, possam expor tudo que o grupo tem realizado em favor da sociedade”, destacou o médico oncologista.
Uma placa em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido no amparo às mulheres foi entregue à presidente e fundadora da instituição, Oriona Ohse, que se emocionou por diversas vezes durante o evento. Recuperando-se de um segundo câncer, onde buscou tratamento no hospital de Barretos, Oriona defendeu principalmente o aumento de investimentos públicos na detecção precoce e no tratamento da doença, assim como melhorias no sistema de saúde.
“Não é a Fundação Cecon que deveria identificar um câncer, o papel do hospital é tratá-lo. A identificação e o diagnóstico da doença precisa ser ampliado na rede pública de saúde, principalmente em locais de referência ao atendimento da mulher, como é o caso do Instituto Dona Lindu”, defendeu a presidente do grupo, que também destacou a necessidade de mais mamógrafos e profissionais especializados no tratamento oncológico.
Propositor da homenagem, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) reforçou que são iniciativas como a do Gamma motivam a população a continuar lutando e perseverando.
“A dona Oriona teria ‘n’ motivos para desistir da caminhada, porém, ela deixou de olhar para as dificuldades e fez delas oportunidades para ajudar outras mulheres a superar obstáculos. É bom ver os frutos – pessoas vencendo, famílias alegres. O Gamma recebe pessoas desacreditadas e as entrega renovadas para as suas famílias. Isso é motivo de aplausos, de condecorações, tudo o que uma pessoa possa receber de elogios”, exaltou o parlamentar.
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) lembrou que conhece o Gamma desde a sua fundação e ressaltou a atuação do grupo pela saúde das amazonenses.
“É preciso reconhecer esse trabalho que a Oriona vem desempenhando. Você pensa em outras mulheres e, principalmente, nas que estão passando por este momento difícil. Você dá aquele ombro amigo, chora e sofre junto com elas, vem em busca sempre de materiais para vocês poderem amenizar quaisquer problemas. Eu diria que é a sensibilidade do ser humano, as dificuldades que passa, que os transformam em seres especiais como a Oriona”, afirmou a deputada em sua fala.
Durante e depois da pandemia
Segundo Oriona, a pandemia forçou o grupo a reduzir suas atividades – principalmente em razão da fragilidade de vários membros do grupo, que também é composto por pacientes e ex-pacientes de câncer. Ainda assim, foi possível manter algumas atividades ativas, como o banco de perucas e lenços, assim como o atendimento individual.
“No momento de pandemia, nós nos recolhemos, mas o Gamma ficou com as portas semiabertas para quem precisou de um acolhimento. Nós continuamos a desenvolver nossas atividades mesmo distantes, mesmo com cada de um de vocês estando nas suas casas, para suprir a necessidade das mulheres que, por acaso, nos procurassem”, afirmou Oriona.
Com o gradual retorno às atividades presenciais, a dirigente destacou as próximas atividades do grupo: “No próximo dia 29 de outubro, encerrando o mês, realizaremos um passeio ciclístico e um café da manhã na área externa da Fundação Cecon. E também iniciaremos uma campanha de doação de R$ 1, buscando atingir o máximo número de pessoas para contribuir com a compra da casa do Gamma” explicou.
“Hoje o Espaço Gamma é um local alugado; e, mesmo não funcionando durante a pandemia, tivemos que pagar o aluguel para garantir o local, mas nosso objetivo é ter um lugar próprio para atender de forma mais efetiva os pacientes que buscam apoio”, explicou.
Sobre o Gamma
O Gamma (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2009, para desenvolver um trabalho de apoio e reabilitação (física, estética e emocional) para pessoas que enfrentam um câncer. Nosso objetivo é resgatar a esperança e garantir qualidade de vida e dignidade aos nossos beneficiados.
Através de atividades lúdicas, palestras, eventos e campanhas de mobilização, buscamos promover a importância da prevenção, disseminando informações sobre o câncer. Atuamos ainda junto a órgãos competentes na busca por melhorias no tratamento oncológico da rede pública de saúde.