Lula cancela férias de Haddad em meio à alta do dólar e pressão por medidas econômicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu, nesta segunda-feira (6), as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A decisão foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Haddad teria um período de descanso entre os dias 10 e 21 de janeiro, mas a folga foi cancelada devido a questões pessoais e profissionais. Segundo o Ministério da Fazenda, o cancelamento ocorreu após o restabelecimento de Ana Estela, esposa do ministro, que se recuperou de uma cirurgia realizada no fim de 2024.
Além disso, a medida ocorre em um momento de alta do dólar — a moeda norte-americana encerrou o pregão da última sexta-feira (3) cotada a R$ 6,183 — e de intensa pressão do mercado financeiro por definições quanto às políticas de revisão de gastos públicos.
Ainda nesta segunda-feira, Haddad participou de uma reunião com Lula, por volta das 10h, no Palácio do Planalto. Apesar da interrupção das férias em janeiro, o ministro mantém outro período de folga marcado para os dias 11 a 20 de julho. Durante sua ausência, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, será o responsável pela pasta.