Governo do Amazonas

Hemoam comemora Dia Nacional do Doador com programação especial

Data já é tradição da instituição e traz centenas de doadores para confraternizar no Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) comemorou, nesta sexta-feira (25/11), o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi celebrada com atrações musicais, serviços, tratamentos estéticos e com a participação massiva dos doadores, que receberam homenagens.

José Maria da Silva participou da comemoração e completou nesta sexta-feira a marca de 100 doações, somente no Hemoam. Ele também já doou sangue em outros hemocentros do país. José Maria sabe a data exata de quando começou a doar e conta o que o faz continuar doando até hoje.

“Comecei a doar em 16 de novembro de 1971, e não consigo parar. Sei que salvar vidas é muito importante, então, enquanto eu puder andar e vir ao Hemoam, eu vou doar”, relata o doador.

A enfermeira Giani Araújo também participou das homenagens, mas não somente como doadora. Ela trabalha no Centro Cirúrgico do Hospital Francisca Mendes e vê de perto a necessidade diária de sangue para as cirurgias.

“A gente sabe a necessidade e gravidade dos pacientes, quando a bolsa de sangue chega é uma alegria tão grande e sabemos que tem uma equipe que tem todo cuidado, que entra em contato, é um trabalho de formiguinha do Hemoam, mas que salva vidas ”, enfatiza.

Giani é casada com Raimundo Nonato, que é doador há mais de duas décadas. “Eu já doava e ainda incentivei minha esposa a começar a doar. Agora doamos juntos”, frisou o marido da enfermeira.

A programação também contou com atrações musicais e lanche especial para os doadores.

“Esse é o momento que dedicamos para agradecer e homenagear nossos doadores. É um momento muito importante, porque é graças a esses doadores que centenas de pessoas têm a chance de viver todos os dias”, disse o diretor técnico do Hemoam, Dr. Sérgio Albuquerque.

De janeiro a outubro de 2022 o Hemoam já recebeu 44.735 doações em todo o estado. Em média, a instituição recebe 170 doações diariamente, sendo o único hemocentro responsável por coletar, distribuir e processar sangue nas 39 unidades hospitalares de Manaus e em 45 cidades do interior do estado.

É importante ressaltar que o sangue doado passa por um processo rigoroso de controle de qualidade, até chegar às unidades hospitalares, onde é distribuído aos pacientes. É estimado, que, em média, são realizadas 7.500 transfusões de sangue por mês, no estado.

Estoque atual

Atualmente, o estoque está com uma queda de 75% do nível considerado regular, considerado muito crítico. A preocupação maior é com as tipagens negativas (A-, B-, AB-) e com o O positivo, tipo de 60% da população amazonense e, por isso, com demanda de distribuição constante. Todos estão em níveis críticos, com estoque para um dia se não houver reposição ou aumento no número de doações.

Como doar sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento oficial com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul da capital.

Para mais esclarecimentos sobre o processo de doação, o Hemoam tem os telefones 3655-0166 ou 98431-9920 ou o site hemoam.am.gov.br e as redes sociais de mesmo nome. 

FOTOS: Rafael Marques/Hemoam

SONORAS:

1 – José Maria da Silva, doador de sangue, 100 doações

2 – Giani Araújo, enfermeira Hospital Francisca Mendes

Informações para a imprensa: Jornalista da Assessoria de Comunicação do Hemoam – Flávia Rezende (98154 9260 / 3655 0245)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *