Política

Haddad vai apresentar novas regras de gastos públicos a líderes no Congresso antes de anúncio oficial

Segundo o ministro, o presidente Lula não viu ‘incompatibilidade social e fiscal’ na proposta apresentada nesta segunda-feira (20)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai apresentar a líderes no Congresso e a economistas o novo arcabouço fiscal (as regras de gastos públicos que vão substituir o teto de gastos em vigor desde o governo Temer) antes de fazer o anúncio oficial da proposta. Trata-se de uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recebeu a equipe econômica no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (20).

Arcabouço fiscal é o conjunto de regras que determinam como o governo federal pode gastar as verbas do Orçamento de forma a garantir que a União mantenha a capacidade de honrar seus compromissos.

“Ele [Lula] é o primeiro a dizer que não vê incompatibilidade de responsabilidade social e de responsabilidade fiscal”, afirmou Haddad a jornalistas nesta segunda-feira, na entrada do prédio do Ministério da Fazenda. 

A ideia é que as reuniões prévias preparatórias ocorram entre estas segunda e terça-feira (21), já que a expectativa é divulgar as novas regras elaboradas pela equipe econômica antes da viagem do presidente Lula à China, prevista para sábado (25). 

O arcabouço deve ser apresentado aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de líderes do governo no Legislativo, entre eles os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado José Guimarães (PT-CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *