Everton Assis vota a favor da Audiência Pública para tratar sobre os ‘mediadores’ nas escolas municipais
O vereador votou a favor para realização de Audiência Pública para tratar sobre os mediadores nas escolas da rede municipal para os PCDs
O vereador Everton Assis (União Brasil), 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Sessão Plenária desta quarta-feira (05/04) votou em favor da realização de Audiência Pública para tratar sobre os mediadores nas escolas da rede municipal de ensino para as Pessoas com Deficiência (PCDs).
Pelo menos 4 requerimentos foram apresentados com o objetivo da realização de Audiência Pública para discutir sobre a falta de mediadores nas escolas da rede municipal de ensino.
Após repercussão negativa quando da derrubada por maioria dos vereadores na última segunda feira (03/03), do Requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos) que pedia a Audiência Pública, fez com que hoje na galeria da Câmara Municipal de Manaus contasse com a presença dos pais, mães, professores e sociedade em geral para pressionar o parlamento para que se realize a audiência pública.
Hoje (05/04), bem diferente da última votação os requerimentos foram aprovados de forma unânime, dessa forma, brevemente será realizado a audiência pública onde pais, mães, profissionais da educação possam ser ouvidos e apresentar as necessidades dos PCDs. Vale ressaltar que o vereador Everton Assis nas duas votações votou a favor da Audiência Pública.
Por sua vez, espera-se que a Secretaria Municipal de Educação possa apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas em prol desse grupo de pessoas que tanto precisam dos mediadores nas escolas para que possam se desenvolver.
De acordo com a Lei Brasileira da Inclusão, nº 13.146/2012 e a Lei n° 12.764/2012 é obrigatório a presença de um profissional capacitado para acompanhar pessoas com TEA e outras deficiências na educação pública e privada, porém, a Prefeitura de Manaus não tem disponibilizado mediadores suficientes nas salas de aula para assistir crianças autistas e com outras deficiências que precisam desse suporte.
Texto e Foto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador