Equipes de saúde da prefeitura enfatizam papel de comportamentos saudáveis no combate ao diabetes
A alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas e acompanhamento regular de saúde têm papel essencial na prevenção e controle do diabetes. Esta e outras orientações ganham ênfase nas ações educativas que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, realizam, nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26/6, respectivamente, nas unidades básicas de toda a rede municipal, em atenção ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.
Entre esses profissionais está a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, Letícia Ferreira, que conduziu rodas de conversa e distribuiu informativos nas salas de espera da unidade, nesta quinta-feira, informando os usuários sobre causas e sintomas do diabetes, e ressaltando o papel dos comportamentos saudáveis para evitar a doença e suas complicações.
“Para prevenir o diabetes, as pessoas devem buscar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter uma dieta equilibrada. Mudar hábitos é difícil, por isso é importante que os profissionais de saúde reforcem esse tema e ajudem a conscientizar a população para essa mudança”, aponta a enfermeira.
Além das medidas preventivas, Letícia destacou os serviços ofertados aos usuários das unidades da rede municipal de Atenção Primária para prevenção e diagnóstico precoce do diabetes, e para cuidado contínuo entre pessoas que convivem com a condição crônica.
“Nossos serviços incluem testes para aferição de glicemia, exames e consultas médicas e de enfermagem. Na Dom Milton, ofertamos ainda o curativo de lesões diabéticas, para pessoas com essa complicação, e avaliação do pé diabético, que os pacientes devem fazer ao menos uma vez por ano”, enumera a servidora.
A agente comunitária de saúde (ACS) da USF Dom Milton, Kleiny Silva, também participou da atividade junto aos usuários e enfatizou o papel das ações de educação em saúde para a prevenção do diabetes, em especial o tipo 2. “Essas atividades são essenciais para levar conhecimento às pessoas, informando como elas podem evitar o diabetes e outras doenças, e incentivando para que elas busquem a prevenção e o autocuidado em saúde”, avalia.
Uma das pessoas que participaram da roda de conversa na Dom Milton foi a autônoma Edineuza de Lima Ferreira, de 45 anos. Para ela, a ação educativa contribui para reforçar o cuidado com a saúde nas famílias e na comunidade.
“Gostei muito da apresentação, acho importante ter atividades como essa para alertar as pessoas e fazer com que elas passem a cuidar mais da saúde delas e de seus familiares”, relatou Edineuza, que cuida da saúde praticando aulas de zumba e tendo acompanhamento regular na rede de saúde. “Graças a Deus, não tenho diabetes, pressão alta, nada do tipo. Nos meus exames sempre sai tudo direitinho”, orgulha-se.
Para o coordenador de segurança patrimonial, Waldir Almeida, de 50 anos, o destaque ao papel da alimentação saudável no combate ao diabetes foi um dos pontos que mais chamaram sua atenção na roda de conversa. “A alimentação é essencial, comer de forma descompensada acaba por levar ao diabetes. Eu já estive pré-diabético antes e fiz tratamento. Hoje estou afastado do trabalho, ganhei peso e vim à unidade verificar justamente como anda minha saúde”, contou.
Programação
Em atenção ao Dia Nacional do Diabetes, a Semsa está intensificando as ações de educação, prevenção e promoção da saúde em unidades básicas dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da capital, Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural.
Nas atividades, como palestras e rodas de conversa, os profissionais de saúde informam os usuários sobre o que é o diabetes, suas causas, sintomas e complicações mais comuns, além de destacar medidas de prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença, como praticar exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, e evitar álcool, fumo e outros hábitos nocivos. As equipes ainda oferecem orientações para autocuidado e cuidado com a condição crônica.
No Distrito Rural, a programação ocorreu na USF Rural Nossa Senhora Auxiliadora, também nesta quinta-feira, com roda de conversa sobre a importância da prevenção e da adesão ao tratamento, além da oferta de exames de lesões diabéticas entre usuários atendidos na unidade.
A USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, é uma das unidades que integram a agenda no Distrito Norte da Semsa. As atividades na USF ocorrem na sexta-feira, 26/6, pela manhã, com palestra na recepção sobre o diabetes e suas complicações, alimentação saudável e outras formas de prevenção da doença.
A programação educativa acontece na sexta-feira também na USF Dr. Antônio Reis, no Distrito Sul, e na USF Amazonas Palhano, no Leste, com palestras sobre prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento adequado do diabetes, além dos cuidados diários e do uso correto de medicamentos na prevenção de complicações.
Condição
O diabetes é uma doença crônica, marcada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que transforma a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A condição faz subir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos.
Conforme dados da pesquisa Vigitel 2025, a proporção de adultos com diabetes no Brasil é de 12,9%, ou mais de 18 milhões de pessoas. Em Manaus, dentre as pessoas com 18 anos ou mais atendidas na rede municipal de saúde, 125.674 têm diagnóstico da condição crônica, pontuando a importância das ações contínuas de prevenção, cuidado integral e monitoramento na Atenção Primária à Saúde.

— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa

