DestaquesTCE-AM

Equipe do TCE-AM fortalece debate em Fórum da Educação

A atuação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) frente à área da educação ganhou destaque no Fórum Estadual Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Amazonas, realizado na quinta-feira, 18. Quatro servidores do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM apresentaram aspectos do trabalho da corte de contas durante o evento que durou três dias.

“Nós trouxemos a nossa principal atuação, que é essa fiscalização voltada para o desempenho das políticas públicas”, afirmou Adrianne Regina da Silva Freire, chefe do departamento. Adrianne abriu o painel de gestão pública com uma palestra sobre análise de números no Brasil e fiscalização das políticas públicas.

Em seguida, Judá Ben Judá Pompeu Bessa discorreu sobre a competência do departamento em controlar os gastos com educação e a tendência dos tribunais de contas no país, abordando também a auditoria operacional.
Júlio Alan dos Santos Viana concentrou sua palestra na oferta de vagas em creches e pré-escolas, enquanto Antônio Carlos Almeida e Silva encerrou a participação do TCE-AM com uma apresentação sobre inclusão social nas escolas, destacando aspectos que podem ser trabalhados nos municípios sobre essa questão.

Antônia Rodrigues da Silva, presidente da Undime Amazonas, expressou gratidão pela presença da equipe do tribunal, ressaltando seu papel como parceiro na garantia do direito à educação de qualidade. “Pra gente nos alegra muito ter o tribunal aqui como esse grande parceiro na orientação dos secretários das redes municipais de ensino. Nos ajuda muito ter o tribunal com esse assessoramento de como a gente pode estar executando os recursos públicos de forma a melhorar a qualidade da educação”, afirmou a presidente da Undime Amazonas.

O fórum contou com a participação de 160 pessoas de 42 municípios, incluindo secretários e equipes técnicas das secretarias da educação. Ao final do evento, a Undime planeja elaborar um relatório com encaminhamentos para guiar os municípios em suas políticas educacionais.

Texto: Flávia Rezende
Foto: Filipe Jazz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.