Cidades

Cemitério a céu aberto revela o chorume do descaso com o erário público e causa revolta á população. Veja vídeo

Manaus – Nesta quarta-feira (17), uma denúncia grave veio à tona, revelando um cenário preocupante em um armazém localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Imagens capturadas pela imprensa local revelam que a empresa King Log Transportes Multimodais, que presta serviços para a Secretaria de Educação Municipal, está empilhando milhares de cadeiras escolares em um depósito a céu aberto, sem qualquer cuidado, debaixo de sol e chuva.

A denúncia levanta questões sobre a má gestão de recursos públicos, já que as cadeiras, muitas delas em condições de uso ou que poderiam ser reformadas, estão jogadas há meses em uma área remota e escondida, dificultando sobretudo as finalizações e denúncias. Questionados por jornalistas, os funcionários do depósito relataram a falta de orientações sobre o destino desses materiais provenientes de escolas. A situação é crítica, pois, caso medidas não forem tomadas rapidamente, o material pode se deteriorar irreversivelmente.

Diante da possível negligência, o executivo municipal teria duas opções para evitar o desperdício de recursos públicos: doar essas cadeiras a instituições necessitadas ou promover o reaproveitamento do material, substituindo as partes danificadas.

O agravante na denúncia é a ligação do armazém com a King Log Transportes Multimodais, cujo proprietário, Francisco Sampaio Neves, conhecido como “Chaguinha”, é dono de três transportadoras milionárias, incluindo a Alianca Servicos de Edificacoes e Transporte Ltda, a Kinglog Transportes Multimodais Ltda e a Distral Servicos de Edificacoes e Transportes Ltda. Juntas, essas empresas ultrapassam os R$ 12 milhões de capital social, conforme declaração à Receita Federal.  Vale ressaltar também que o empresário já esteve envolvido na “Operação Custo Político”, da Polícia Federal, deflagrada em 2017.

NOTA

Segue a nota da Prefeitura Municipal de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que a gestão do prefeito, David Almeida, visa sempre manter o padrão dos móveis em bom estado de conservação nas unidades de ensino. O material encontrado no depósito da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, no bairro de Flores, é tratado como inservível e está sendo substituído por modelos atuais de cadeiras e mesas, que no total foram 46 mil novos conjuntos comprados, sendo 30 mil conjuntos (mesa e cadeira), 10 mil cadeiras e 6 mil conjuntos escolares infantil, mesa e quatro cadeiras.

Esse material é tratado como inservível, foi classificado e separado e será encaminhado ao depósito da Secretaria Municipal de Administração (Semad) para a central de bens inservíveis. Depois de classificados, alguns bens podem ser reaproveitados na Prefeitura de Manaus ou serão leiloados e a arrecadação vai para os cofres do tesouro para comprar móveis novos.

Contato

A equipe de reportagem do Portal e TV CM7 Brasil procurou a Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação Municipal (Semed) para esclarecimentos, mas, até o momento, não obteve retorno. A população aguarda respostas sobre a gestão desses recursos e medidas imediatas para evitar a deterioração desse material essencial para a educação pública.

*Com informações do Portal CM7 Brasil

*Video de Chico Batata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *