Carla Reis e Nélia Caminha Jorge tomam posse como dirigentes do TRE-AM
Desembargadoras foram eleitas no ano passado e estarão à frente da Justiça Eleitoral no pleito de 2026
As desembargadoras Carla Maria Reis e Nélia Caminha Jorge tomaram posse nesta sexta-feira (10) como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o biênio 2025-2026. Pela primeira vez, a Corte será comandada por duas mulheres e, além disso, será majoritariamente feminina, fato destacado pelo desembargador João Simões, que se despediu da presidência da Justiça Eleitoral.“Nós teremos na presidência a desembargadora Carla Reis, na vice-presidência e corregedoria a desembargadora Nélia Caminha Jorge e também, formando o plenário, a desembargadora Mirza Telma, que hoje é nossa vice-presidente, as juízas Giselle Falcone, Mara Elisa de Andrade, Anagali Bertazzo, Mônica do Carmo e doutora Maria Benigno. Muito bom essas mulheres serem maioria na nossa Corte”, disse o desembargador.
Ao comentar o ineditismo da dobradinha feminina no comando do TRE-AM, Carla Reis disse considerar a oportunidade como um exemplo para as mulheres que estão na luta e que almejam cargos mais elevados não apenas no Judiciário, mas em qualquer ambiente, seja na iniciativa privada ou pública.
“É uma motivação a mais para nos empenharmos com transparência, integridade, honestidade e sobretudo coerência dentro do TRE”, afirmou a desembargadora.
Nélia Caminha Jorge afirmou que é “uma honra compartilhar esse desafio com a desembargadora Carla Reis” e que as duas trabalharam bem juntas por ter a forma de pensar “idêntica”.“Estou muito confiante, confio na desembargadora Carla e temos experiência. Já fui membro do TRE enquanto juíza, já presidi eleição municipal, fui juíza-coordenadora da propaganda eleitoral e conheço o Tribunal Eleitoral. Espero honrar o compromisso assumido e honrar o voto dos meus pares”, disse a agora ex-presidente do TJ-AM.
As duas estarão no comando da Justiça Eleitoral no período das eleições de 2026, quando o Brasil escolherá o novo presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais e governadores. Em coletiva antes da solenidade de posse, Carla Reis destacou os desafios únicos do Amazonas, principalmente pelas eleições ocorrerem no período da vazante dos rios.“A exemplo do que estamos vivenciando agora, um cenário cada vez pior. O Tribunal Regional Eleitoral não faz as eleições sem a ajuda do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, que são nossos parceiros desde sempre. Nas eleições de 2022 eu estive à frente, na condição de corregedora e vice-presidente e, com a força de Deus e de Nossa Senhora, estaremos preparados para mais um desafio”, disse.