InternacionalPolítica

Biden deve visitar Manaus: aviões da Força Aérea Americana começam a chegar na capital; veja vídeo

Manaus – A capital amazonense recebeu na noite desta quarta-feira (6) um avião cargueiro C-17 GlobeMaster III da Força Aérea dos Estados Unidos, que trouxe veículos oficiais e equipamentos para a possível visita do presidente norte-americano Joe Biden. A chegada do cargueiro ao Aeroporto Internacional de Manaus, por volta das 20h55, marcou o início da logística de segurança e estrutura necessária para a agenda presidencial.

Mais três aeronaves militares estão programadas para pousar na capital amazonense na sexta-feira (8), de um total de 30 voos cargueiros previstos para as próximas semanas. Esse aumento nas movimentações reforça os indícios da visita de Biden a Manaus, planejada para os dias 16 e 17 de novembro.

Segundo fontes, incluindo a jornalista Lisandra Paraguassu, da agência Reuters, a passagem de Biden pela Amazônia é vista como uma substituição ao encontro que havia prometido ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a visita de Lula a Washington no ano passado. Manaus, um local de interesse pessoal para Biden, foi escolhida para a reunião antes de ele seguir para o Rio de Janeiro, onde participará da 19ª Cúpula do G20, marcada para 18 e 19 de novembro.

No dia 16 de novembro, outras duas aeronaves presidenciais, Boeing 747 VC-25A, devem pousar em Manaus. Essas aeronaves, uma principal e uma reserva técnica, trarão o presidente e sua comitiva, como parte do protocolo de segurança adotado para a visita.

A agenda de Biden na Amazônia reforça a importância da preservação ambiental e fortalece a cooperação entre Brasil e Estados Unidos em questões climáticas, além de representar um momento histórico para a capital amazonense, que recebe uma visita oficial de um presidente dos EUA.

Veja vídeo