Wilson Lima revela como recebeu das mãos de Amazonino o sistema de saúde do AM: “sucateamento muito grande”
O governador também destacou que os poderosos que passaram pelo governo não deixaram nenhuma usina de oxigênio e hoje o estado está equipado com 45 delas.
O governador Wilson Lima (UB) revelou durante durante entrevista ao programa Manhã de Notícias da Rede Tiradentes nesta segunda-feira (8), que a saúde do Amazonas estava com um ‘sistema sucateado’ quando recebeu a gestão em 2019 das mãos do atual candidato ao governo do estado, Amazonino Mendes (Cidadania), substituto do ex-governador cassado, José Melo.
“Eu herdei uma herança na área de saúde de um sistema sucateado. Quando eu parei para fazer o levantamento de quantos equipamentos tinham no estado do Amazonas, isso não tinha registrado em canto nenhum, havia um sucateamento muito grande. Nossas equipes tiveram que sair com uma prancheta na mão para fazer o levantamento dessas questões para que a gente pudesse entender qual seria o ponto de partida. Mas a gente conseguiu avançar muito”, contou.
“Quando eu assumi o governo nós tínhamos 2% de abastecimento na nossa central de medicamentos. Hoje a gente tem acima de 80%. Não havia uma UTI no interior e nós começamos lá pelo município de Parintins. Sabe quantas usinas de oxigênio os poderosos que passaram pelo governo deixaram? Nenhuma. Todas que tem foram colocadas no nosso governo. Hoje nós temos 45 usinas de oxigênio funcionando. Hoje mais de 40 municípios tem autonomia para produção de oxigênio. Então tudo isso fez com que a gente entrasse numa situação muito difícil [no auge da pandemia]” disse.
Wilson também rebateu os ataques que vem recebendo no período eleitoral dos caciques da política amazonense.
“Ninguém nesse estado foi tão atacado como eu. Duvido se houve um governador que foi tão atacado quando eu. Estou muito preparado e a minha resposta não é o ataque. Eu não quero perseguir ninguém. Minha resposta é o trabalho, é só fazer a comparação do que eles entregaram e do que eu consegui entregar. Mesmo diante de pandemia, da maior enchente de todos os tempos nós entregamos aqui a AM-070, quatro governadores passaram por lá. O trabalho que a gente fez é a reposta mais contundente que a gente tem”, afirmou o governador
Fonte AM Post