CMMPolítica

Vereador Raiff Matos Condena Atos de Antissemitismo e Intolerância em Universidade. Veja vídeo do pronunciamento

O vereador Raiff Matos se colocou contra a posição da esquerda extremista que cercou o evento com palavras de ódio, preconceito e intolerância.

Manaus, 10 de agosto de 2023 – O vereador Raiff Matos (DC) expressou profunda preocupação diante dos recentes atos de antissemitismo e intolerância que ocorreram na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nesta quinta-feira(10). Ele condenou veementemente a onda de extremismo que resultou em protestos para proibir a realização de uma palestra sobre empreendedorismo.

“O antissemitismo é um absurdo e não pode ser tolerado em nenhuma circunstância. É lamentável ver estudantes utilizando a intolerância para silenciar vozes e impedir o livre debate de ideias em um ambiente acadêmico”, afirmou o vereador.

O caso em questão envolveu a presença confirmada do cientista político André Lajst no “I Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia”, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde ele iria palestrar sobre empreendedorismo em Israel. O Diretório Central de Estudantes (DCE) emitiu uma nota de repúdio à palestra, alegando que o palestrante seria um “defensor do regime Apartheid de Israel” devido ao seu serviço no Exército de Israel.

O vereador Raiff Matos enfatizou a importância do livre intercâmbio de ideias e perspectivas em um ambiente universitário: “As universidades devem ser espaços de pluralidade, debate saudável e respeito mútuo. A tentativa de silenciar um palestrante com base em sua origem étnica é inaceitável e vai contra os princípios fundamentais da educação”.

A StandWithUs Brasil, entidade presidida por André Lajst, considerou a nota do DCE como caluniosa e destacou a necessidade de uma abordagem justa e imparcial. A manifestação do DCE foi criticada por membros da comunidade judaica de Manaus como seletiva e ideológica.

O vereador Raiff Matos concluiu: “Devemos promover o diálogo aberto e a troca de conhecimento entre diferentes culturas e perspectivas. A intolerância não tem lugar em nossas universidades e é nosso dever defender valores de respeito, liberdade de expressão, sobretudo para aqueles temas que vêm para promover

desenvolvimento sadio para nossos jovens”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *