Trânsito, energia e causa animal dominam debates durante 35ª Sessão Ordinária da CMM
Parlamentares destacaram demandas populares e reforçaram a importância de ações da prefeitura e concessionárias
A 35ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contou com mais de dez oradores, divididos em três blocos. No Plenário Adriano Jorge, nesta terça-feira (13 de maio), os parlamentares debateram temas como segurança no trânsito, defesa dos animais e fornecimento de energia na capital.
O vereador Eurico Tavares (PSD) fez críticas ao serviço prestado pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Manaus, destacando uma série de quedas no abastecimento. Diante disso, o parlamentar reforçou a importância da participação da população manauara na audiência pública que tratará do tema — marcada para a quarta-feira (14).
“Teremos uma audiência em que esclarecemos vários pontos: saber o que está acontecendo e quais medidas estão sendo tomadas. Precisamos pôr fim a esses problemas, que não ocorrem apenas em Manaus, mas em todo o Amazonas. As pessoas estão tendo prejuízos em casa, com eletrodomésticos queimados e alimentos estragados. Não sou apenas eu que clamo por essa resposta, mas também os moradores da zona Leste, que trabalham duro e pagam tudo parcelado, e os moradores da zona Norte. Aguardo ansiosamente que algum representante da Amazonas Energia venha aqui explicar todo esse caos”, afirmou o parlamentar.
Outro a discursar durante a Sessão foi o vereador Aldenor Lima (União Brasil), que abordou a questão da segurança animal, apresentando os casos mais recentes de violência contra animais na capital e na região metropolitana.
“Aqui, não pedimos que ninguém goste de animais — ninguém é obrigado a isso —, mas todos são obrigados a respeitar. O que queremos é apenas respeito por aqueles que amam os animais, que têm seus pets como filhos em seus lares”, enfatizou o vereador.
Ao fim da Sessão, o presidente da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Gilmar Nascimento (Avante), comentou sobre os benefícios em termos de segurança e coleta de dados com a implementação de um cartão aos idosos, usuários do transporte público.
“Esse projeto vem para beneficiar a questão do transporte coletivo, garantindo mais segurança nos dados e oferecendo à prefeitura a oportunidade de implantar melhorias no sistema. A distribuição dos cartões Passa Fácil visa proporcionar mais agilidade ao idoso no momento da validação dentro do ônibus. Isso trará diversas melhorias para o usuário, além de fornecer dados importantes para que a Prefeitura possa planejar a demanda relacionada à gratuidade, estabelecendo um padrão para discutir o trânsito de forma muito mais segura”, defendeu.
Fotos: Cleuton Silva e Eder França/Dicom-CMM
Diretoria de Comunicação da CMM
Contatos: Dicom: (92) 3303-2776 / Roberta Bindá: (92) 99114-8841 / Eliana Nascimento: (92) 99229-8987
E-mail: [email protected]