AmazonasTragédia Ambiental

‘TRAGÉDIA EM MANACAPURÚ’ moradores relatam angústia no Porto de Terra Preta, Veja vídeo

Não houve sinais anteriores que indicassem o perigo, mas, após o primeiro deslizamento de terra, o pânico se instalou no local

Moradores das proximidades do Porto de Terra Preta, em Manacapuru, que desabou na tarde desta segunda-feira (7), relataram o que viram no momento do desastre. Segundo eles, não houve sinais anteriores que indicassem o perigo, mas, após o primeiro deslizamento de terra, o pânico se instalou no local.

O autônomo José Luiz, conhecido como Zezinho da Terra Preta, conta que primeiro houve um deslizamento maior de terra e, depois, a terra continuou a cair. Segundo ele, foi quando começou a gritaria de pessoas pedindo para que quem estivesse no flutuante saísse. Neste flutuante estava a pequena Letícia, de 6 anos, que está desaparecida. 

“A gente chegou e ficou observando, e aí o pessoal gritou, estalou, e desabou mais uma parte do barranco aqui, já bem na ilharga da balsa do DNIT. Aí o pessoal continuou, a gente começou a gritar daqui também para sair, aí eu acho que um pai ou tio de alguém desaparecido ficou lá, e a gente ficou daqui gritando para ele sair”, relatou José Luiz.

O morador afirma que não é a primeira vez que acontece deslizamento de terra na região. Segundo ele, em 2014 houve outro desastre parecido, e o morador fez um apelo para que as autoridades responsáveis tomem providências a respeito.”É um aterro, né, aí compromete. Os flutuantes estão indo para o outro lado, então é preciso intensificar a fiscalização e tirar mesmo as pessoas daí para não haver mais tragédia na Terra Preta, porque a gente já vem trazendo um currículo grande aí dessa situação”, disse José.