DestaquesJustiçaPolícia

TJAM decreta prisão definitiva de Luciane Barbosa Farias, a “Dama do Tráfico”

Ela esteve em reuniões com autoridades do Ministério da Justiça em duas ocasiões em 2024

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou, nesta quarta-feira (29), a prisão definitiva de Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”. Condenada a dez anos de prisão por associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, Luciane perdeu o direito de recorrer em liberdade após o esgotamento dos recursos.

A decisão foi assinada pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, no âmbito da ação penal que confirmou a ligação de Luciane com o crime organizado no Amazonas. De acordo com o Ministério Público do estado, ela era responsável pela administração e ocultação de valores do narcotráfico, atuando na compra de veículos de luxo, imóveis e na criação de empresas de fachada.

Luciane é esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, uma das principais lideranças do Comando Vermelho no Amazonas. No entanto, ela se apresentava como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), entidade que, segundo seu site oficial, atuava em defesa dos “direitos humanos e fundamentais de presos”. Investigações apontam, no entanto, que o crime organizado financiava as atividades do instituto.

A “Dama do Tráfico” esteve em reuniões com autoridades do Ministério da Justiça em duas ocasiões em 2024. Em março, encontrou-se com Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos da pasta, e, em maio, com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais. Seu nome, porém, não consta nas agendas oficiais das autoridades.