Cidades

Reintegração de terra: 200 famílias são retiradas de terreno particular no Tarumã

O local conta com indígenas de pelo menos 21 etnias

Pelo menos 200 famílias foram retiradas pela polícia de um terreno particular ocupado por indígenas de pelo menos 21 etnias no Tarumã. A reintegração aconteceu no início da manhã desta segunda-feira (18), em uma comunidade denominada Nusoken. A ação contou com agentes da Polícia Federal, ROCAM, Detran-AM, dentre outros.

De acordo com informações de indígenas que moram na comunidade, a operação começou por volta das 6h.  Eles denunciaram violência por parte dos policiais.
O indígena Melke Satere, informou que a entrada policial contou com violência dos agentes.

A Comunidade Nusoken fica localizado na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus e conta com 200 famílias dentro do terreno reivindicado. De acordo com os moradores, a decisão judicial teria partido de um hospital particular.

“Nós estamos sofrendo uma injustiça da Justiça porque está favorecendo os grileiros. Eles deram uma integração de posse do hospital, sendo que a comunidade é nossa, de ancestrais nossos, que vieram aí e foi comprovado que o território do hospital é do outro lado da avenida.” Informou Melke. 

Esta não é a primeira vez que situações assim ocorrem na comunidade, que se instalou há mais de 1 ano no terreno. De acordo Margarida Kocama, que vive no local, essa é a terceira ação no assentamento. 

“É a terceira vez que isso acontece aqui na comunidade, mas dessa vez vieram sem respeito. Não respeitaram nem crianças, nem idosos, nem grávidas. Estamos sofrendo humilhação, como indígenas dessa terra, estamos precisando de ajuda, de apoio”, disse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *