Prefeitura de Manaus

Prefeitura monta estratégia de trânsito e transporte durante apresentações da categoria Ouro do Festival Folclórico do AM

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), preparou uma estrutura de trânsito e transporte para atender e garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos que se deslocarão para o Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, zona Sul, que vai receber o 64° Festival Folclórico do Amazonas, Categoria Ouro, no período de 10 a 23/7.

Um total de 20 agentes de trânsito estará de prontidão para as ações de controle, fiscalização e monitoramento do evento, e 20 linhas de ônibus do transporte público estarão disponíveis para atender os usuários que irão ao evento.

Os agentes estarão dando apoio no local a partir das 17h, com viaturas, motocicletas e auxiliando ao redor da rotatória da Suframa, para a travessia de pedestres. O estacionamento será proibido em toda a extensão da rotatória, porém, o IMMU vai disponibilizar as avenidas Buriti e Ministro João Gonçalves para os veículos estacionarem.

Transporte

20 linhas de ônibus atendem a demanda de usuários, que vão ao Centro Cultural Povos da Amazônia, para prestigiar o festival.

010 – Norte-Sul, saindo da estação Arena para o T2.
213 – Conjunto Augusto Montenegro, no Lírio do Vale, em direção ao Ceasa.
215 – Bairro da Paz, estação Arena, Mário Ypiranga Monteiro, Ceasa.
355 – Shopping Via Norte/Rio Piorini, T4 e T5, Ceasa.
418 – Cidade Nova no T3, Ceasa, Educandos e T2.
535 – Armando Mendes até o Centro.
604 – Antônio Aleixo, T2, Centro.
611 – Japiim 2, T2, Centro.
619 – Puraquequara, T2 e Centro.
621 – Distrito Industrial 2, Nova Vitória, T2, Centro.
624 – Nova República, T2, Cachoeirinha.
625 – Nova República, Educandos e Centro.
677 – Jorge Teixeira, Autaz Mirim, T2, Cachoeirinha.
680 – Jorge Teixeira, Grande Vitória, T2, Cachoeirinha.
705 – Mauazinho, T2, Centro.
706 – Mauazinho, Panair, Centro.
708 – São Lázaro, T2, Centro.
711 – Mauazinho, T2, Centro.
713 – Jardim Mauá, Vila Buriti, Ceasa, T2, Centro.
715 – Jardim Mauá, T2, Cachoeirinha.


Texto – Marcelo Lima / IMMU
[20:16, 08/07/2022] Síntia Maciel SEMCOM: PARCERIA

Projeto ‘O Primeiro Emprego a gente nunca esquece’ contempla mais uma escola da prefeitura

Alunos da escola municipal Leonardo da Vinci, localizada no bairro Nova Esperança, zona Oeste, serão beneficiados com o projeto “O Primeiro Emprego a gente nunca esquece”, iniciado na rede municipal de ensino, da Prefeitura de Manaus, no primeiro semestre de 2022. O lançamento oficial da ação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 8/7, em uma solenidade realizada no auditório da escola.

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e tem como objetivo estimular as competências dos alunos do 9º ano para a empregabilidade e o empreendedorismo.

Ao final da capacitação, os estudantes receberão certificados e serão indicados a vagas de emprego. As atividades iniciam neste sábado, 9.

Os alunos receberão capacitação sobre empreendedorismo, treinamento comportamental durante uma entrevista de emprego, aprenderão como criar um currículo, além de outras orientações voltadas para a inserção no mercado de trabalho.

“O objetivo maior desse projeto é levar aos jovens e adolescentes que têm interesse em sua inserção no mercado de trabalho o conhecimento sobre as informações necessárias, para que eles estejam de fato mais qualificados para isso. Os alunos daqui terão quatro encontros que iniciam a partir deste sábado, de 8h às 12h, onde terão acesso a inúmeras informações por meio de oficinas, workshops e em discussões de temáticas”, destacou o coordenador de Projetos do IEL, Almir Pereira.

A parceria entre a Semed e o instituto foi realizada por meio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da secretaria. O projeto começou em maio deste ano na escola municipal Antônia Pereira, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte e hoje já beneficia 300 estudantes da rede municipal de ensino, contando com cem alunos da escola municipal Leonardo da Vinci.

Conforme Ricardo Simões, que faz parte da coordenação do Nupi, pelo menos mais uma escola será beneficiada com a ação.

“Com essa escola já beneficiamos 300 alunos e pelo menos nesse primeiro momento pretendemos contemplar mais uma unidade na zona Leste da cidade. Com isso, pretendemos atingir três unidades de ensino até o fim de 2022, sendo uma na zona Norte, uma na zona Oeste, e outra na zona Leste, respectivamente, beneficiando nesse primeiro ciclo do projeto, em torno de 400 alunos do 8º e 9º ano”, informou Ricardo.

Na escola municipal Leonardo da Vinci serão beneficiados cem alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 18 anos. O treinamento será dividido em quatro encontros.

Uma das alunas contempladas é a estudante Jamili Vieira Fitzpatrick, de 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental. Para ela, que já se encontra na expectativa das informações, o treinamento será uma novidade. “É a primeira vez que vou ter oportunidade de aprender sobre esses assuntos, então estou com uma expectativa muito grande e ansiosa por esse treinamento”, completou.


Publicado em – https://bit.ly/3anjrBh

Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Thaís Araújo/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzXoRT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *