O adeus de Zambelli ao bolsonarismo
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protagonizou mais um episódio marcante, que revoltou os bolsonaristas
No cenário político brasileiro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protagonizou mais um episódio marcante, que revoltou os bolsonaristas, levantando dúvidas sobre seu comprometimento com o líder maior do movimento, Jair Messias Bolsonaro. Os apoiadores fervorosos do presidente estão exaustos das frequentes articulações de Zambelli sem consultar o próprio Bolsonaro, e muitos a acusam de traição e de agir sempre contra o ex presidente Bolsonaro em suas ações frustradas.
O ponto culminante dessa insatisfação ocorreu recentemente, quando Zambelli tentou reunir movimentos de rua, como o MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem pra Rua, em apoio ao deputado federal cassado Deltan Dallagnol.
No entanto, essa iniciativa não foi bem recebida pelos bolsonaristas mais leais ao ex-presidente Bolsonaro. Vale ressaltar que o MBL já havia se manifestado com a hashtag #foraBolsonaro em São Paulo, ao lado de um deputado do PCdoB, o que gerou descontentamento entre os seguidores do ex presidente.
A queda de Zambelli na manifestação em apoio a Deltan Dallagnol ocorreu a partir de um vídeo em que o próprio Bolsonaro pediu atenção à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) do dia 8 de janeiro e também solicitou que não houvesse manifestações nas ruas.
O esvaziamento das manifestações, causado em parte por orientação de Bolsonaro, coloca em xeque o posicionamento de Zambelli dentro do bolsonarismo. A deputada sempre foi apaixonada por figuras da lava jato, Moro seu ex padrinho de casamento e agora o cassado deputado Deltan Dallagnol.
Esses acontecimentos levantaram questões sobre os motivos que levaram Zambelli a agir dessa forma e se gerar duvidas de sua fidelidade e lealdade com a pauta bolsonaristas. Seria uma estratégia pessoal esvaziar Bolsonaro ou um descontentamento por não ser a escolhida para disputar a prefeitura de SP nas eleições em 2024. Afinal, a deputada frequentemente agiu por conta própria, gerando resultados negativos e afetando os projetos do bolsonarismo.