Política

Novo plano do marketing de campanha de Lula deve custar quase R$ 45 milhões. Investimento alto pra uma alta rejeição.

Apesar do PT ter alegado questões orçamentárias para descartar a agência do marqueteiro Augusto Fonseca do marketing de campanha do ex-presidente Lula, a nova empresa cogitada para o trabalho não deve custar um valor muito diferente. O novo plano está orçado em R$ 500 mil a menos do que a primeira proposta.

A Leiaute Propaganda deve ser a empresa cotada para assumir o lugar que seria da MPB Estratégia e Criação, dispensada sob o argumento de que “não foi possível compatibilizar a proposta orçamentária com o planejamento de recursos partidários”. O orçamento trazido pela Leiaute é de R$ 44,5 milhões.

A quantia é praticamente a mesma cobrada pela MPB, que orçou a campanha em R$ 45 milhões. A troca, nesses termos, parece ser o indicativo de que a substituição, ao contrário do que foi alegado pela sigla, pode não estar ligada necessariamente aos gastos, mas a uma disputa interna dentro do partido.

Produzida durante a pandemia de covid-19, a proposta da MPB incluía despesas de cerca de R$ 25 milhões com os dois turnos da eleição e uma reserva de cerca de R$ 13 milhões que poderia ser usada de acordo com o ritmo das atividades realizadas por Lula. Já o valor restante dos R$ 45 milhões pedidos seria para pagamento de impostos.

A Leiaute, por sua vez, prevê que, além dos R$ 44,5 milhões planejados para a campanha, terá um custo de R$ 1,780 milhão para o período que antecede o início oficial da disputa presidencial. Essa quantia de pouco menos de R$ 2 milhões seria distribuída em dois ciclos de R$ 890 mil.

Com informações do Pleno News

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