Tribunal de Contas do Estado

Nova gestão do Conselho Regional de Medicina do Amazonas é empossada em cerimônia no TCE-AM

A nova gestão, eleita de forma democrática pela comunidade médica com mais de 70% de aprovação, é composta por 20 médicos titulares e 20 suplentes

O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) deu posse aos novos médicos titulares e suplentes eleitos pela comunidade médica para a nova gestão do conselho no estado. A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.  

A nova gestão, eleita de forma democrática pela comunidade médica com mais de 70% de aprovação, é composta por 20 médicos titulares e 20 suplentes. O médico Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima foi reeleito para exercer o mandato de presidente do Cremam no período de 2023 a 2028, e destaca que o resultado da eleição traz uma responsabilidade maior perante a comunidade médica.

“Os desafios são grandes e vamos tentar enfrentá-los da melhor maneira possível. Nós somos 40 conselheiros e todos vão colaborar muito em todas as decisões do conselho. A nossa gestão está caracterizada pelo diálogo e pela aproximação das entidades jurídicas e políticas. Eu acho que é por aí que vai o caminho para a melhoria da medicina no estado do Amazonas”, destacou Jorge Akel.  

Durante a cerimônia, o presidente reeleito fez um balanço da última gestão e afirmou que, nos últimos cinco anos, o Cremam realizou 860 fiscalizações, inscreveu 687 novas empresas médicas e apurou 87 denúncias. Somente este ano, mais de 130 fiscalizações foram realizadas na capital e no interior do Amazonas, segundo o médico. 

Os conselheiros empossados assumiram o compromisso junto ao Conselho e a sociedade com a responsabilidade de zelar pela ética médica, qualidade na assistência e valorização da profissão. Para os próximos cinco anos, o Cremam estabeleceu metas para melhorar a saúde no Amazonas.  

No último domingo (1º), foi realizada a plenária de posse e eleição da diretoria. Além dos 40 conselheiros, a nova gestão será composta por mais dois médicos indicados para Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Médica do Amazonas (AMA).  

A cerimônia de posse contou a presença de autoridades e representantes da comunidade médica, entre eles o secretário de saúde do Amazonas, Anuar Abdul Samad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *