Nível do Rio Negro alcança 27,92 metros e ultrapassa cota de inundação
De acordo com o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), o nível do rio Negro está a 1.08 metros de alcançar a cota de inundação severa (29m) e tem 42% de probabilidade de atingi-la
O nível do rio Negro alcançou 27.92 metros e ultrapassou em 42 centímetros a cota de inundação (27.5m). Os dados são do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), e foram disponibilizados nesta terça-feira (06), em sua plataforma digital.
Ainda de acordo com o Sace, o nível do rio Negro está a 1.08 metros de alcançar a cota de inundação severa (29m) e tem 42% de probabilidade de atingi-la. Na última quarta-feira (30), o 2° Alerta de Cheias, evento promovido pelo SGB, indicou que os rios Negro, Solimões e Amazonas tem grande possibilidade de alcançar e superar a referida cota de 29 metros.
“A previsão do segundo alerta reforça a perspectiva de uma grande cheia. Apesar da baixa probabilidade de os níveis atingirem recordes históricos, há tendência de que fiquem próximos ou até superem a cota de referência para inundação severa”, explicou André Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB em Manaus.
As ações da Superintendência do SGB em Manaus objetivam fornecer informações atualizadas sobre o nível dos rios e das condições climáticas, como forma de apoiar ações e planejamento da Defesa Civil, e demais órgãos competentes, a fim de minimizar os impactos da cheia e da seca dos rios do estado do Amazonas.