DestaquesPolítica Internacional

Netanyahu se reúne com Trump para tratar de cessar-f0go com o Hamas e fortalecimento de laços Israel-EUA

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou aos Estados Unidos no domingo (2) para uma série de reuniões em Washington com o presidente norte-americano, Donald Trump. O principal tema em pauta é a segunda fase do cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza. O encontro entre os dois líderes está marcado para esta terça-feira (4).

É um testemunho da força da aliança israelense-americana”, afirmou Netanyahu ao comentar a importância do encontro, que também abordará questões relacionadas à libertação de reféns e à contenção da influência do Irã na região.

A primeira fase do cessar-fogo, que durou 42 dias, chegou ao fim no início deste mês. Durante as negociações em Washington, Netanyahu e Trump buscarão estabelecer as bases para a próxima etapa da trégua, que deve incluir a libertação de reféns ainda mantidos pelo Hamas.

Antes da reunião com Trump, Netanyahu se encontrou com Steve Witkoff, enviado dos EUA para o Oriente Médio, na segunda-feira (3). Segundo o gabinete do primeiro-ministro israelense, as discussões iniciais focaram em consolidar os avanços obtidos até agora e em medidas para garantir a estabilidade na região.

Netanyahu foi recebido na chegada aos EUA pelo embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, que destacou a importância estratégica da visita. “O encontro entre Netanyahu e Trump fortalecerá a profunda aliança entre Israel e os Estados Unidos e aumentará nossa cooperação”, declarou Danon.

Este será o primeiro encontro oficial de Trump com um líder estrangeiro desde o início de seu segundo mandato como presidente dos EUA. Netanyahu planeja tratar também de temas estratégicos mais amplos, como as formas de lidar com o Irã e as iniciativas para consolidar a posição de Israel diante de desafios regionais.