Nacional conquista o título do 2º turno e vai disputar a grande final, contra o Amazonas
Com o resultado de 2 a 0 contra o Manaus FC, na Arena da Amazônia, o Leão da Vila Municipal também garantiu vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde em 2026
O Nacional é o grande campeão do segundo turno do Barezão 2025. O time entrou em campo com “sangue nos olhos”, e dominou a maior parte do jogo, sagrando-se o vencedor, com o placar de 2 a 0 sobre o Manaus FC, na noite deste sábado (29), na Arena da Amazônia.
O Leão da Vila Municipal ganhou vaga na decisão do estadual para enfrentar o Amazonas FC, na próxima terça-feira (1⁰) e, também, classificação para a Copa do Brasil e para a Copa Verde 2026.
“Nós batalhamos muito para conquistar isso aqui para o Nacional, e a torcida pode esperar muita entrega, muito empenho na terça-feira, porque queremos esse título”, disse o autor do primeiro gol do Nacional, Lucas Oliveira.
No primeiro tempo, o domínio foi do Nacional FC, que fez a maior parte dos ataques perigosos e conseguiu abrir o placar, em jogada individual de Lucas Oliveira, aos 35 minutos.
No segundo tempo, o Manaus tentou reagir, mas acabou cometendo pênalti, e o Nacional ampliou o placar, precisando apenas segurar o jogo para sair com a vitória. Ainda assim, o Leão aproveitou oportunidades para atacar o Gavião, que já apresentou cansaço na parte final da partida.
A partida
Logo no primeiro minuto de jogo, o Manaus avança com Vitinho, que lança para Joel, pela esquerda, que cruza a bola, mas ela vai na rede, pelo lado de fora.
Depois, aos 3′, o Nacional responde, atacando com Lucas Oliveira, que lança para Vicente, e o jogador chuta de primeira, mas a bola também vai para fora.
Aos 4′, Caio cobra escanteio para o Manaus, a defesa tira o perigo, mas Lucas Oliveira insiste e chuta a gol, mas Denzel desvia a bola para a lateral.
Aos 9′, o Nacional vem novamente para o ataque. Vicente tenta receber a bola de frente para o gol, mas o goleiro Gustavo chega primeiro e fica com a bola.
O Nacional é quem se mantém no ataque nesse momento do jogo. Aos 18 minutos, Wendel recebe na frente, lança para Luis Fernando, que chuta com firmeza, mas não acerta.
O Nacional segue no ataque. Aos 23′, Vinícius Balotelli, que acaba de entrar na partida, substituindo Vitinho, recebe a bola na área, gira e chuta, e a bola passa rente ao gol. Logo em seguida, Vinícius, novamente, atacando pela direita, cruza para Wendel, que tenta de cabeça, mas a bola passa por cima da trave.
Aos 27′, Peninha recebe a bola na área e chuta, mas a bola vai por cima do gol do Manaus, mais uma vez.
O Nacional segue determinado a abrir o placar e, aos 35′, Lucas Oliveira avança pela esquerda, dribla a zaga, chuta cruzado e a bola desvia para o canto do gol, enganando o goleiro, Gustavo. Golaço para o Leão da Vila. 1 a 0, Nacional.
Aos 37, o Nacional chega novamente com Lucas Oliveira, que lança para Vinícius, e a bola vai na mão do zagueiro. O árbitro marca pênalti. Porém, com o auxílio do VAR, o árbitro marca impedimento de Vinícius e anula o pênalti.
Aos 44′, o Manaus tem escanteio, Miliano cobra, mas a bola vai parar nas redes, pelo lado de fora.
Aos 48′, nova chance para o Gavião. Miliano cobra falta, arriscando direto para o gol, a bola atravessa por cima de todo mundo, e passa perto do gol.
Aos 50′, o Manaus tenta novamente com Renanzinho, que bate falta, com direito à jogada ensaiada, mas a bola vai parar fora.
No segundo tempo, é o Manaus quem começa no ataque. Aos 3 minutos, Vitinho pressiona a saída de bola de William Mineiro, a bola desvia, mas o goleiro David Becker chega mais cedo e fica com a posse.
Aos 5′, o Manaus tenta novamente, com Renanzinho, pela direita. Ele avança até a área e faz o cruzamento, mas a zaga tira o perigo.
Agora só dá Manaus. Aos 8′, Weverson cruza a bola para Adilson Bahia, que cabeceia em direção ao gol. A bola bate na trave pelo lado esquerdo. Quase sai o empate.