Brasil

Médico que ajudava vítimas das chuvas no RS sofre infarto

Anestesista Walter Borges estaria em estado vegetativo, de acordo com exames

Um médico anestesista natural de Linhares, no Espírito Santo, que estava no Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado, sofreu um infarto e está internado em uma UTI em estado vegetativo, de acordo com a família. Walter José Robert Borges, de 50 anos, tem dois filhos pequenos, de 8 e 12 anos, é casado e mora em Vila Velha, na Grande Vitória.

Walter tinha viajado ao estado da Região Sul com um grupo de médicos para ajudar os especialistas locais em razão do aumento da demanda por profissionais da saúde provocado pelas inundações. No último dia 20 de maio, ele saiu no meio de uma cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas, mas não retornou.

O cunhado do anestesista, Herik Assis, disse que, ao procurá-lo, profissionais o encontraram já desacordado, dentro de um banheiro. Walter não tinha histórico de problemas de saúde. Assis disse que foram encontradas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo.

– Ele passou mais de 8 minutos sem oxigenação. Agora foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo. Ele é rodeado de médicos na família, e eles se juntaram para pedir uma ressonância, até para a família entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nele – relatou.

A família do anestesista agora tenta transferi-lo para o Espírito Santo. No entanto, para que o procedimento possa ser realizado é necessária a autorização do hospital onde Walter está internado. A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), inclusive, já teria se manifestado sobre prestar auxílio para fazer o translado, mas aguarda a liberação do hospital gaúcho.

– Uma vez o paciente sendo do SUS, não pode ter movimentação privada. É um protocolo e tudo tem que ser exatamente feito pelo SUS – completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *