Lula recebe título de Doutor Honoris Causa concedido por universidade ligada a Putin e Lenin
Durante visita oficial à Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (10) que será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estatal de São Petersburgo, uma das instituições mais tradicionais do país e que já teve entre seus alunos Vladimir Lenin e o presidente Vladimir Putin.
O anúncio foi feito em entrevista à imprensa, após a primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, ter visitado a universidade no início da semana. Segundo Lula, Janja foi à instituição para proferir uma palestra sobre combate à fome e à pobreza, e trouxe a notícia da homenagem.
“Minha mulher veio antes de mim, ela foi fazer uma palestra sobre a questão do combate à fome e à pobreza na Universidade de São Petersburgo, e me trouxe a notícia que eu vou ser agraciado com o título Doutor Honoris Causa (…) Uma universidade que estudou Lenin, que estudou Putin, e eu vou ser doutor honoris causa. Feliz!”, declarou.
De acordo com o Instituto Lula, o presidente já recebeu pelo menos 35 títulos Doutor Honoris Causa de universidades brasileiras e estrangeiras, por sua atuação em áreas como inclusão social, combate à pobreza e promoção da educação.
A homenagem concedida pela universidade russa ocorre em meio à visita oficial do presidente ao país, e é parte da agenda simbólica que acompanha os compromissos diplomáticos da viagem.