Facção criminosa comemora 10 anos de organização com queima de fogos em toda Manaus. Veja vídeos
Integrantes de uma facção criminosa denominada de Comando Vermelho na noite desta quinta, dia 10, fizeram uma duradoura queima de fogos sincronizada para colorir o céu em comemoração ao aniversário de dois anos de gestão no Amazonas de uma facção criminosa denominada Comando Vermelho. A pirotecnia ocorreu em todas as zonas de Manaus.
“Pulei da cama, parecia que o mundo tava acabando, não entendi nada”, contou uma moradora da Zona Norte, sob condição de anonimato, informando que estava deitada descansando que começou a queima de fogos no seu bairro.
A queima de fogos foi vista ou ouvida por moradores de todas as zonas da capital durante 10 minutos.
No Twitter, usuários perguntavam uns aos outros se sabiam o porquê do foguetório.
De acordo com o portal do Holanda, a queima de fogos acabou entrando para os assuntos mais comentados do Twitter.
Diversos Significados
Policiais ouvidos pelo pela imprensa local, afirmam que a queima de fogos tem diversos significados – dentro e fora do ambiente criminoso.
É um dos recursos de comunicação mais utilizados pelos traficantes, por comemoração ou comando para recuar. O fogaréu é utilizado, por exemplo, quando a droga chega à comunidade; em caso de aproximação ou suspeita de alguma batida policial, para dissipar os criminosos; em demarcação de território; e em festas.
A pirotecnia dos traficantes demonstra uma atitude de afrontamento. Chamar atenção fora daquele espaço comandado pelo tráfico é uma das formas de demonstrar força.
A facção já teria anunciado que aconteceria uma grande queima de fogos em Manaus hoje (10), o comandante da PM, coronel Vinicius Almeida, disse que a população não precisa ficar preocupada.
“Quero esclarecer à população que fique tranquila. 100% da corporação estará nos becos e vielas de Manaus”, disse o oficial.
O oficial pretende realizar a ”maio prisão da história desse estado”, pegando ”um a um” os bandidos do CV.