‘Essas viagens são a trabalho’, diz Dr. George Lins após críticas sobre pagamento de diárias
Convidado do quarto episódio do podcast Papo com Botelho, que foi transmitido nessa segunda-feira (25), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) abordou, entre outros assuntos, as críticas que tem sofrido da imprensa por ser o parlamentar que mais recebeu diárias por conta de viagens.
George destacou que sua atuação não se restringe à sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e tem viajado única e exclusivamente para representar o parlamento e se aproximar dos anseios da população.
“Eu tenho que visitar o interior. É o que eles (cidadãos) querem e esperam. Quando você viaja para o interior você precisa ter o recurso para se manter. Isso acontece com todos os políticos”, destacou.
Exterior
Além dos deslocamentos para municípios do Estado, George viajou à Brasília e Washington, capital dos EUA. Atualmente, o deputado é vice-presidente da União Interamericana de Parlamentares (Unipa).
“A Unipa promove intercâmbio cultural, econômico e político entre os parlamentares de todo o mundo. Essa viagem em específico foi para analisar de que forma podemos fazer parcerias estratégicas para atrair investimentos para várias regiões do Brasil”, explicou.
No sangue
Em outro momento do bate-papo, George, que é filho do ex-deputado Belarmino Lins, lembrou que a política faz parte do dia a dia de sua família e que tem no pai e no tio, o deputado federal Átila Lins (PSD), suas maiores referências.
“A primeira eleição do meu pai eu tinha seis anos. Eu sempre vivi esse clima de política em casa. Me lembro de pedir votos das professoras, de entregar santinhos. Então o amor pela política e o serviço ao próximo me acompanham desde muito novo”.
Sacerdócio
O parlamentar que também é urologista afirmou que a medicina e a política são sacerdócios que ele decidiu exercer e que sua trajetória na saúde lhe ajudou a conhecer de perto a dor e os problemas das pessoas.
“Trabalhei no SUS, fiz o meu melhor na medicina e continuo atuando, mas sempre esbarrei em alguns problemas que somente a política podem solucionar”, afirmou.
Candidaturas
George confirmou que Belarmino Lins deve ser candidato a prefeito de Fonte Boa no ano que vem e que Átila disputará a reeleição de deputado federal em 2026.
Centro-direita
Indagado sobre sua ideologia política, Dr. George Lins disse que é um político de centro, mas mais inclinado à direita por defender uma economia liberal e valores conservadores.
Diálogo
O parlamentar destacou, no entanto, que rejeita os extremos é que consegue dialogar tanto com a direita quanto com a esquerda.
“Há coisas boas dois dois lados e a ideologia não pode cegar nossa percepção desta verdade”.
Caso prático
Essa atuação centrista de George pode ser constatada na prática, afinal, ele é o autor do projeto que visa conceder o título de cidadão do Amazonas ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) – que é de esquerda – e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – que é direitista -.
Virou lei
Já é lei estadual – Lei nº 6.403/2023 -, a proposta de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), que normatiza a divulgação, em sites de hospitais públicos e privados, informações sobre pacientes que derem entrada na emergência em estado inconsciente, sem documentos e desacompanhados.
No DOE
Aprovada pela Aleam na semana passada, o projeto de lei que torna a eleição para presidente e demais cargos do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) mais democrática foi sancionado pelo governador Wilson Lima (União Brasil).
A nova lei está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, dia 25 de setembro.
Mudanças
Entre as mudanças que a nova lei determina, está a eleição direta para coordenador-geral da Escola de Contas e o fim do critério de antiguidade para a eleição à presidência do Tribunal. Outro critério modicado no Regimento Interno do TCE-AM foi a mudança da data das eleições para a presidência para a primeira semana do mês de outubro. Antes o pleito ocorria na segunda semana de novembro.
Votação
O Coordenador-Geral da Escola de Contas não será mais o presidente em fim de exercício. Agora, a lei prevê que ele seja eleito na mesma eleição para os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor geral e ouvidor.
Sem critério
O presidente Lula (PT) declarou nesta segunda-feira (25) que não irá considerar o gênero ou a cor como critério para sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a vacância da ministra Rosa Weber, que deixará a Corte, já que completará 75 anos no dia 2 de outubro, idade limite para a aposentadoria compulsória.
A seca…
A grave seca que atinge o Amazonas já começa a impactar o transporte de cargas por hidrovia no estado e pode afetar também o escoamento da Zona Franca de Manaus (ZFM), segundo as empresas de logística que atuam na região.
… e Black Friday
isso ocorre no momento de pico de demanda, em que o comércio abastece o estoque para as vendas de fim de ano, que incluem a Black Friday e o Natal. Produtos como televisores, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, aparelhos de ar-condicionado, bicicletas, microcomputadores e chips estão entre os que são produzidos na Zona Franca.
Uma alternativa seria o transporte rodofluvial, que combina caminhões e balsas, que conseguem trafegar com calado (tamanho da embarcação) menor