Futebol

Escândalo à vista: FIFA ameaça afastar Brasil do Mundial’2026

O afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, devido a uma suposta falsificação de assinatura, pode trazer consequências desastrosas.

Como destaca o jornal Lance! neste sábado, os regulamentos da FIFA proíbem qualquer tipo de “influência indevida de terceiros” na gestão das federações nacionais. Em casos mais graves, estão previstas punições que vão desde multas até possíveis suspensões.

Isso significa que, em um cenário extremo, clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras podem ser impedidos de disputar o Mundial de Clubes neste ano. Além disso, a Seleção Brasileira corre o risco de ser vetada da Copa do Mundo de 2026.

A possibilidade ganha ainda mais força diante da carta enviada por Ednaldo Rodrigues ao Supremo Tribunal Federal, na qual ele solicita, formalmente, o cancelamento da nova eleição presidencial da CBF.

Na carta, o ex-dirigente destaca “reiterados alertas da FIFA e da CONMEBOL sobre a autonomia das associações nacionais e a proibição expressa de qualquer tipo de interferência judicial ou estatal”, como a que ocorreu nesse caso.