Governo do Amazonas

Em Santo Antônio do Içá, profissionais da educação participam de atividades que promovem saúde mental

Participam do projeto as Escolas Estaduais Santo Antônio, Deuzalina Pinto Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Rosa Garcia

Com atenção à saúde mental dos servidores da educação, a Coordenadoria Regional de Educação do município de Santo Antônio do Iça (a 880 quilômetros de Manaus) deu início ao projeto “Educação e Saúde: promovendo saúde mental ao servidor”, que une esporte, lazer a atividades para o fortalecimento da saúde mental dos servidores. 

O projeto teve início após o cenário da pandemia, onde muitos servidores foram afetados, ligado à convivência de uma rotina de trabalho estressante que, por vezes, consome maior parte do tempo e não havendo espaço para cuidar de sua saúde mental, surgiu a iniciativa de criar ações como essa. 


A coordenadora, Aliziane da Mata Leão, diz que a ideia tem dado certo e que as atividades estão sendo realizadas aos sábados conforme cronograma. “A coordenadoria pensou em oportunizar e sistematizar atividades coletivas envolvendo esporte, orientação, reflexão e partilha, na perspectiva de estreitar laços afetivos entre os servidores, de modo a fomentar as competências socioemocionais, além de serviços de saúde”, enfatiza. 

Aliziane diz que o projeto só é possível graças às parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Municipal de Esporte e aos Professores de Educação Física. Até o momento participam do projeto as Escolas Estaduais Santo Antônio, Deuzalina Pinto Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Rosa Garcia

Dinâmica de Jogos 

Dentro da dinâmica, os servidores partilham das atividades que agregam a perspectiva competitiva entre as escolas, como forma de incentivar todos a participarem. Entre as atividades esportivas competitivas desenvolvidas estão, vôlei, futsal, atletismo, ciclismo, natação, polo aquático. Ao final do projeto, haverá a premiação da melhor escola e seus servidores.


Para os que preferem atividades mais relaxantes, longe de competitividade, a coordenadoria pensou nas atividades não competitivas, sendo, alongamento, aquecimento, aeróbica, exercícios vocais, hidroginástica, testes rápidos, vacinação e triagem.

FOTOS: Arquivo Pessoal

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *