Em Reunião Solene, CMM homenageia Suframa pelos 58 anos de atuação na Amazônia
Superintendente Bosco Saraiva recebeu placa comemorativa destacando a importância da instituição na consolidação do modelo Zona Franca de Manaus
Em alusão aos 58 anos de existência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou a autarquia por meio de uma Reunião Solene, realizada nesta quinta-feira (8 de maio), na Casa Legislativa.
A solenidade foi proposta pelo vereador Rodrigo Sá (Progressistas), reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo e servidores da autarquia, que há quase seis décadas impulsionam o desenvolvimento da Amazônia Ocidental.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, recebeu uma placa comemorativa, destacando a importância da instituição na consolidação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Criada em 1967, a Suframa é responsável por gerir os incentivos fiscais do modelo ZFM e fomentar o desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da região.
Durante o evento, Bosco Saraiva ressaltou sobre o papel estratégico da autarquia na integração da economia da Amazônia Legal.

“A Suframa é fundamental para a gestão do nosso Polo incentivado. Primeiro a indústria, também o comércio, e especialmente para a gestão de todos os incentivos da Amazônia Legal e também do Amapá. Ao completar 58 anos, comprovamos a cada ano que é um organismo consolidado, vivo, ativo e sempre caminhando para cima e para frente. Temos incentivado bastante a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, que são atividades fundamentais para o futuro da nossa região. A Suframa existe, de fato, como um grande fomentador da nossa economia”, declarou o superintendente.
O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, elogiou o trabalho conjunto entre as entidades e a Suframa. Na solenidade, ele também representou o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).
“Esse modelo, esse projeto, é um dos melhores programas que houve para nós. Ele começou com o comércio, depois veio a indústria, e agora estamos também olhando para o setor agropecuário. O modelo Zona Franca serviu para fortalecer nossa economia. Nos últimos dois anos, tem correspondido à expectativa com pautas cheias de projetos no Conselho de Administração da Suframa. Isso representa emprego, renda, comércio, serviços funcionando. A integração entre Suframa, Fieam, Cieam e demais entidades é essencial”, afirmou.
Autor da propositura da homenagem, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas), que também preside a 10ª Comissão de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da CMM, destacou a relevância do modelo Zona Franca para o Amazonas e a necessidade de defesa institucional por parte dos legisladores municipais.
“É uma justa homenagem. A Zona Franca de Manaus gera mais de 130 mil empregos diretos aqui na cidade. Precisamos enaltecer esse modelo que mantém a floresta em pé e gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos em todo o Estado. Muitas vezes deixamos essa defesa a cargo da bancada federal, mas passou da hora de nós, vereadores da cidade onde a ZFM está instalada, assumirmos essa responsabilidade de forma firme. Esse modelo é o que mantém nosso Estado vivo”, enfatizou.
Em 2024, o polo industrial da ZFM registrou faturamento recorde de R$ 204 bilhões. A Suframa, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, é responsável por atrair investimentos, promover a interiorização do desenvolvimento e manter a competitividade da região frente aos novos desafios, como os decorrentes da recente reforma tributária, estabelecida pela Lei Complementar nº 214/2025.
Além do reconhecimento institucional, a Reunião Solene reforçou a importância da união entre governo, setor produtivo e entidades de classe na defesa do modelo Zona Franca, que há quase seis décadas impulsiona o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Texto: Lidiane Castro/Dicom