CMMPolítica

Dom Tadeu Canavarros receberá “Diploma de Cidadão de Manaus” nesta sexta-feira(04/08)

A propositura da honraria ao Bispo Auxiliar de Manaus é do vereador Dr. Daniel Vasconcelos

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos será homenageado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na próxima sexta-feira (04/08), às 9h30. A propositura da honraria a Dom Tadeu, que concede o “Diploma de Cidadão de Manaus” pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à sociedade manauara, é do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Pode).

De acordo Dr. Daniel, a homenagem é um reconhecimento ao serviço que o religioso vem desempenhando na capital amazonense. “Como vereador de Manaus e católico praticante, membro da Pastoral Familiar e do Encontro de Casais com Cristo (ECC), acompanho de perto as ações de evangelização de Dom Tadeu. É um pastor atuante, com carisma singular, que sabe cuidar e aconselhar seu povo para um bom caminho, em especial, os jovens e os mais humildes”, afirmou o parlamentar.

O Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros está há 7 anos na cidade, chegando ainda na época de Dom Sérgio Castriani (em memória), que era Arcebispo de Manaus. Após a nomeação do Cardeal Dom Leonardo Steiner (primeiro Cardeal da Amazônia), em 2019 pelo Papa Francisco, como Arcebispo, Dom Tadeu continuou como bispo auxiliar.

“É bispo presente nas comunidades, nas pastorais e movimentos, em questões sociais. Essa proposta é uma forma de reconhecimento e agradecimento pela sua dedicação para com a evangelização na cidade de Manaus. Ele certamente está sendo um instrumento de Deus na vida das pessoas”, finalizou o vereador, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara.

Sobre Dom Tadeu Canavarros

Dom Tadeu, como mais é conhecido, nasceu no dia 3 de dezembro de 1967 na cidade de Corumbá (MS). Na cidade natal estudou no Colégio Santa Teresa onde, na convivência com os salesianos, foi despertada sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba, São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988 e, em 7 de dezembro de 1996 foi ordenado padre, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS).

Em 2015 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, e em 2016 ocupou a função de pároco e diretor da Obra Social Paulo VI. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Com o lema episcopal: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Carta de São Paulo aos Efésios 1,10), atua como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus na Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que envolve 36 Paróquias e Áreas Missionárias nas Zonas Centro Sul e Leste da Capital e os municípios de Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro Castanho.

Ao longo desses seis anos vem acompanhado a vida e ministérios dos diáconos permanentes e padres. Com a dinâmica da Região Episcopal, é presente na vida da cidade com seus bairros novos e no interior com suas inúmeras localidades, aproximando cada vez mais seu ministério de bispo junto ao povo, presidindo missas do sacramento da crisma, festejos dos padroeiros, formações pastorais, incentivando os religiosos e leigos, e todo povo que lhe foi confiado, no discipulado de Jesus Cristo, com o olhar sensível aos mais necessitados.

O religioso foi escolhido como bispo referencial para a juventude do Regional Norte 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O Regional Norte 1 compreende o Estado do Amazonas e de Roraima tendo a sede em Manaus. O Regional compreende a Província Eclesiástica de Manaus com as seguintes unidades eclesiásticas: Arquidiocese de Manaus, Diocese de Coari, Diocese de Borba, Diocese do Alto Solimões, Prelazia de Tefé, Diocese de Parintins, Prelazia de Itacoatiara, Diocese de São Gabriel da Cachoeira e a Diocese de Roraima.

Dom Tadeu também acompanha os diversos movimentos da Igreja Católica como Terço dos Homens, Equipes de casais de Nossa Senhora, Apostolado de Oração entre tantos outros. Coordena as Novas Comunidades assim como a Pastoral da Educação e acompanha a Vida Religiosa Consagrada junto com a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). O bispo auxiliar se identificou com a cultura e a religiosidade do povo Manauara. Na área social, sempre se dispôs a participar de eventos e debates na Câmara Municipal de Manaus e em outros espaços, contribuindo com sugestões para que a cidade se desenvolva ainda mais e a necessidade da população seja atendida.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Foto divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *