Cratera abre na André Araújo e parte da via foi isolada; a obra de uma empresa particular responsável foi notificada pelo IMPLURB
Uma cratera abriu na avenida Umberto Calderaro Filho durante a manhã desta segunda-feira (17). Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana coordenam o fluxo de trânsito no local, que já teve as obras de reparo iniciadas.
O buraco fica as proximidades do cruzamento das avenida André Araújo e Salvador, nas redondezas do Fórum Ministro Enoch da Silva Reis, São Francisco, zona sul de Manaus. A cratera foi notada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira e logo na sequência os agentes de trânsito foram acionados. Para preservar a segurança dos motoristas, a área no entorno foi isolada, bem como uma parte da faixa direita da André Araújo.
Fiscalização do Município
A Prefeitura de Manaus informou que o caso trata-se de um afundamento da pista que foi causado por uma obra particular que provocou danos tanto na estrutura da via quanto na rede da concessionária Águas de Manaus. A intervenção está licenciada pelas autoridades, mas por causa dos prejuízos uma fiscalização do município no local resultou na notificação para a construtura responsável pela obra e a concessionária Águas de Manaus.
O vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antônio Peixoto, que esteve no local, disse que é necessário que toda obra, intervenção e construção de terceiros, pessoas físicas e/ou empresas, além do licenciamento junto ao instituto, atenda à legislação vigente, sem prejuízo aos bens públicos e à segurança da população.
“Como a rede de drenagem faz parte da obra, o Implurb esteve atuando no endereço, confirmando a situação irregular, junto com a Ageman, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), para notificação da construtora, que deve providenciar o reparo no sistema da rede de drenagem, que cedeu na esquina da construção, causando afundamento em um trecho na pista”, comentou Peixoto.
Na mesma área tem uma rede da Águas de Manaus, competindo com a drenagem da obra e ampliando o problema. “A construtora e a concessionária foram notificadas para fazerem o reparo de forma emergencial. Esperamos, até o final do dia, que o reparo tenha início e que a situação possa ser resolvida, sem maiores prejuízos à população”, disse o vice-presidente.