Corecon-AM/RR anuncia em plenária de Brasília realização do 13o Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) 2025
Programado para os dias 20, 21 e 22 de agosto deste ano, o 13o Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) irá reunir, em Manaus, profissionais e estudantes de toda a região. A edição 2025, promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR) e com o apoio do Conselho Federal do Economia (Cofecon), terá como foco o legado para a Amazônia e para o desenvolvimento regional com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Ao final do Enam, que é gratuito e acontecerá de forma híbrida (presencial e virtual), sairá a carta dos economistas e dos Corecon’s da Amazônia Legal e que será entregue pelo Cofecon ao comitê organizador da COP30 (COP da Floresta).
Toda essa programação foi apresentada pessoalmente pela presidenta da Corecon-AM/RR, economista e pós-doutora Michele Aracaty, na plenária do Fórum dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Economia, realizada na última semana, na sede do Cofecon, em Brasília.
“Anunciamos que este ano realizaremos esse grande evento, que é o Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal, debatendo o legado da COP30 e da temática em torno das mudanças climáticas. Na oportunidade, convidamos todos os conselheiros estaduais e federais, além dos presidentes de Corecons, para participarem e contribuírem para o enriquecimento do debate”, declarou Michele Aracaty.
XII Enam
O último Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, sua XII edição, aconteceu em novembro de 2021, há mais de três anos, com o tema “O Desenvolvimento Regional Sustentável”.
Sustentabilidade, agenda 2030, potencialidades regionais, cadeias produtivas, bioeconomia e biotecnologia, vulnerabilidades socioeconômicas regionais e pandemia de Covid-19. Subtemas debatidos durante três dias de encontro virtual, que resultou na Carta dos Economistas da Amazônia à sociedade e aos governantes, reforçando seus compromissos para o desenvolvimento sustentável da região, mas de forma endógena, utilizando-se dos recursos regionais e do protagonismo dos profissionais da economia e da sociedade como um todo.
Assessoria de Comunicação