DestaquesInternacionalReligião

‘CAUSA MORTIS´ Vaticano confirma que Papa Francisco morreu após AVC seguido de falência cardíaca

Pontífice teve colapso cardiocirculatório irreversível aos 88 anos; pneumonia bilateral e comorbidades agravaram quadro clínico

O papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), 88 anos, morreu devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de Insuficiência Cardíaca Irreversivel. A causa da morte do santo padre foi comunicada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21) e atestada pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli.

Segundo o documento, o papa sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversivel às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasilia). O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral. bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma. 

Francisco ficou internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. Apesar de ter recebido alta, o papa continuava em tratamento em casa e apresentava um cuadro de saude que exigia cuidados. O papa morreu centro do próprio apartamento, situado na residência de Santa Marta O imóvel fica na Cidade do Vaticano e era onde a pontifice vivia desde 2013, quando foi eleito.