DestaquesReligião

Cardeal Robert Prevost é o novo papa; nome escolhido é Leão XIV

Nascido em Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa. O nome adotado é Leão XIV. Aos 69 anos, o norte-americano tornou-se o sucessor do papa Francisco nesta quinta-feira (8/5) e o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história. Em seu primeiro discurso, relembrou Francisco e pediu paz.

O 267º pontífice da Igreja Católica também tem nacionalidade peruana, onde atuou como missionário e como arcebispo emérito de Chiclayo. Foi lá no Peru, que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Leão XIV foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais — dois terços dos eleitores do conclave. 

Antes de se tornar papa, Robert Prevost exercia duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955 e entrou na Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977. Em 1985, ele ingressou em missão no Peru, país em que fez grande parte da carreira eclesiástica. O santo padre foi nomeado bispo da Diocese de Chiclayo em 2015.

Próximo a Francisco, Prevost foi escolhido em 2023 por Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos. O cargo de confiança no Vaticano é responsável pela escolha dos novos bispos.