Bombeiros iniciam rescaldo de incêndio que destruiu 30 casas no Centro de Manaus
As famílias atingidas estão sendo levadas para o Santuário Nossa Senhora Aparecida
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou o trabalho de rescaldo do incêndio que atingiu mais de 30 casas de madeira da comunidade Beco dos Céus, no Centro de Manaus. O sinistro iniciou por volta das 11h, ainda com causa desconhecida. A principal suspeita é que tenha sido por um curto circuito na fiação elétrica. Famílias atingidas estão sendo levadas para o Santuário Nossa Senhora Aparecida, igreja nas proximidades.
“Já confinamos as chamas e iniciamos esse trabalho de rescaldo, que é para destituir completamente todos os focos. Estamos atuando agora no núcleo do incêndio. São 42 homens trabalhando, 12 viaturas e cerca de 30 casas atingidas”, disse para acrítica.com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Enquanto os bombeiros atuavam para eliminar completamente todos os focos, moradores do local tentavam auxiliar no trabalho com baldes de água. O núcleo do incêndio, local onde a maior parte das casas destruídas ficavam, ficou tomado por cinzas e restos de madeira. Não houve vítimas, mas moradores relatam que alguns animais que viviam nas casas ou embaixo das palafitas morreram no incêndio.

Parte dos moradores ainda conseguiu salvar eletrodomésticos e móveis, mas houve quem perdeu tudo. O estudante Gabriel de Lima, que vivia com outros quatro familiares em uma das casas atingidas, diz que ainda foi possível resgatar alguns pertences, porém, a residência foi perdida.“Eu estava fora na hora, foi a minha mãe que me ligou e me disse pra vir pra cá. Cheguei e ainda conseguimos tirar geladeira, fogão, mas teve coisa que a gente perdeu. Eu morava com minha mãe e meus irmãos, nascemos e nos criamos aqui”, conta. A família agora pretende ir para Porto Velho (RO), onde tem outros parentes.
Uma moradora que preferiu não se identificar disse que estava no trabalho quando a mãe também ligou. “A gente perdeu tudo. A casa da minha mãe ficava bem perto de onde começou o fogo. Ela tinha o comércio e não sobrou mais nada”, relata.
Acolhimento
As famílias atingidas foram levadas em micro-ônibus para o auditório do Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde agentes do Departamento de Calamidade da Defesa Civil municipal fizeram o cadastro de todos os que perderam as casas. “As pessoas serão encaminhadas para casas de parentes e, posteriormente, receberão o auxílio aluguel da prefeitura de Manaus”, informou a chefe do Departamento de Calamidade, Carmen Milan. Segundo ela, 30 servidores trabalhavam no local.
As famílias atingidas foram levadas em micro-ônibus para o auditório do Santuário Nossa Senhora Aparecida. (Foto: Waldick Junior/ A Crítica)
A Defesa Civil do Amazonas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Secretaria Estadual De Assistência Social (Seas) e outros agentes públicos também atuavam no local do incêndio e no atendimento às vítimas.