Bolsonaro venceria Lula e Haddad em 2026, aponta pesquisa CNT
Se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em um eventual segundo turno. Os dados são da 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25).
No cenário estimulado, Bolsonaro teria 43,4% dos votos contra 41,6% de Lula, enquanto em um embate com Haddad, venceria por 43,1% x 39,4%. Apesar da vantagem, ambos os casos configuram empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 19 e 23 de fevereiro, e reforça o cenário competitivo para as eleições presidenciais, apesar do fato de Bolsonaro estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além da vitória de Bolsonaro sobre Lula e Haddad, a pesquisa testou outros possíveis confrontos:
📌 Lula x Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Lula: 41,2%
- Tarcísio: 40,7% (empate técnico)
📌 Tarcísio x Haddad
- Tarcísio: 38,3%
- Haddad: 37,3% (empate técnico)
Apesar da liderança nos cenários testados, Bolsonaro não pode concorrer até 2030 devido à condenação no TSE por abuso de poder político. Além disso, enfrenta denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta tentativa de golpe de Estado.