Governo FederalPolítica

Alckmin e comitiva de ministros vêm a Manaus em meio à estiagem e queimadas

Vice-presidente chega a capital amazonense em meio à intensificação dos efeitos da extrema seca e das queimadas que afetam o Amazonas

O vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, vem a Manaus nesta quarta-feira (3) em meio à intensificação dos efeitos da extrema seca e das queimadas que afetam o Amazonas. Nesta terça-feira, subiu para 24 o número de municípios em situação de emergência. Outros 34 estão em alerta e há dois em atenção.“Estamos indo amanhã (4) lá para ouvir, dialogar com quem está vivendo o problema, as autoridades, governador, prefeitos, parlamentares, sociedade civil organizada, setor produtivo. Então, ver o problema in loco e ajudar, ser parceiro. Essa é a orientação do presidente Lula”, disse Alckmin em coletiva nesta terça-feira.

Além do vice-presidente, devem estar na comitiva federal os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. O presidente Lula está em casa, onde se recupera após uma cirurgia no quadril e nas pálpebras. 

De acordo com o governador Wilson Lima (União Brasil), que vai receber a comitiva, o plano é que o vice-presidente Geraldo Alckmin faça um sobrevoo na região metropolitana de Manaus e depois visite uma comunidade afetada pela estiagem. 

O governo federal já havia anunciado R$ 140 milhões para dragagem dos rios Madeira e Solimões, hidrovias do estado utilizadas para escoamento de produtos e transporte de passageiros. Além disso, os ministros ressaltaram em coletiva desta terça-feira que o governo federal irá distribuir água e cestas básicas para comunidades mais afetadas pela seca. 

Quanto às queimadas, a ministra Marina Silva ressaltou que foi um enviado um reforço de 191 brigadistas para atuar em municípios do Amazonas, com especial atenção na região metropolitana da capital amazonense.“A atribuição dos incêndios nas áreas mais remotas, o Ibama está trabalhando. Ainda que tenhamos uma redução de 50% nos focos de incêndio e 48% no desmatamento, mas estamos trabalhando com muito afinco. Reforçamos os nossos brigadistas, o trabalho do PrevFogo e enviamos esse reforço de 191 brigadistas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *