DestaquesPolítica

Lula rebate Trump e diz que mundo “não precisa de um imperador”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7) às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que países alinhados ao bloco dos Brics poderiam sofrer sobretaxação de 10% nas exportações para os EUA. Em declaração pública, Lula afirmou que o mundo “não precisa de um imperador” e defendeu a soberania dos países.

“Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República, de um país do tamanho dos Estados Unidos, ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Eu sabia que o mundo mudou. Não queremos um imperador”, disse Lula durante participação na Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro.

A crítica ocorre após Trump usar sua plataforma, a Truth Social, para ameaçar com tarifas adicionais países que “se aliarem às políticas antiamericanas do Brics”. O bloco é atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Lula reforçou que os países têm autonomia para reagir às medidas dos EUA, se assim decidirem, e evocou o princípio da reciprocidade: “Se ele achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também. Existe a lei da reciprocidade. Eu acho muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”.

O presidente brasileiro ainda defendeu que líderes internacionais adotem uma postura mais respeitosa nas relações exteriores: “Sinceramente, tem outras coisas e outros fóruns para um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países. As pessoas têm que aprender que respeito é bom. Respeito é muito bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. E é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz.”