Procura por smart living deve crescer 91% em quatro anos
A definição de morar bem não é mais a mesma. Desde muito antes da pandemia, os conceitos sobre uma moradia confortável, inteligente e eficiente têm se transformado. Cada vez mais, a conectividade e a praticidade são palavras de lei no dia a dia mundo afora. E os números confirmam isso. No Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Fortune Business Insights e divulgado pela plataforma TrendsCE, a previsão de receita do mercado de residências inteligentes pode chegar a US$ 2,41 bilhões até 2026. O crescimento total seria de 91,06% em relação a 2022, com valores estimados de US$ 1,26 bilhão.
A tendência do smart living redefine a forma como o morador se relaciona e interage com o espaço onde vive. O conceito, queridinho das novas gerações, integra tecnologia para otimizar tarefas, personalizar ambientes, gerar economia e oferecer comodidade, disponibilizando serviços e produtos a poucos cliques, além de outras facilidades.
“Empreendimentos embarcados com dispositivos conectados, sensores inteligentes, reconhecimento facial e o uso de Inteligência Artificial, refletem em mais conveniência, sustentabilidade e claro, valorização residencial. É um mercado com potencial gigantesco, e que precisa ser explorado. A hora é agora”, afirma o diretor comercial da incorporadora ABC & Embralot, André Reis.
‘IT’s’ all connected
Em Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, um empreendimento sustentável, tecnológico e com design focado em inovação acabou de ser lançado com o objetivo de atender estes pré-requisitos. Localizado na cidade com o segundo metro quadrado mais valorizado do país segundo o Índice FipeZap, o “IT’s” valoriza o conceito de moradia inteligente, focando no mercado imobiliário para o público jovem da região.
Com assinatura da ABC & Embralot, o projeto, desenhado pelo arquiteto Leo Maia, foi lançado em junho e conta com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 334 milhões. A valorização do smart living é o destaque do empreendimento, que conta com sistemas integrados de tecnologia, condomínio com investimentos eficientes, espaços comerciais, 6.427 mil metros quadrados de estrutura de serviços e lazer — o que equivale ao espaço destinado a muitos resorts no país —, além de gestão ambiental e referências internacionais.
Reis explica que o projeto reflete uma demanda crescente e mundial do público jovem, moderno e conectado. “A cidade de Miami, por exemplo, passou por transformações similares às que Itapema e região vem experienciando. O que antes era apenas um destino de veraneio, se transformou. Muita gente foi fixando moradia pela qualidade de vida, e a demanda por infraestrutura cresceu. Aqui na região, em um mercado mercado imobiliário que, historicamente, não se preparou para essa demanda, o dado representa uma oportunidade para o investidor que, além da valorização do imóvel, também deseja captar a renda passiva dos aluguéis”, finaliza André.
Residências inteligentes e a conectividade
O empreendimento foi pensado a partir de uma demanda impulsionada pelos “Zennials” — uma fusão entre a geração Z e os millenials. São indivíduos que buscam flexibilidade, liberdade geográfica e um estilo de vida com base na possibilidade de trabalhar e viver em diferentes lugares, aproveitando a tecnologia para exercer suas atividades. “É um público jovem, moderno, que procura um empreendimento que até hoje não existia na região. E o ITs vem para ser a solução”, destaca André.
O estilo de vida integra dispositivos e sistemas tecnológicos e os aplica em diferentes espaços — tanto nos 354 apartamentos residenciais, como nas áreas comuns distribuídas pelas duas torres do edifício. “A ideia é automatizar tarefas diárias e tornar a rotina mais fácil e prática, por meio de serviços essenciais como alimentação, saúde e bem-estar, conveniência e mobilidade”, ressalta o diretor da ABC & Embralot.
No IT’s, as áreas comuns contam com acesso inteligente e infraestrutura de Wi-Fi, espaços de coworking, sala de reuniões e pontos de carregamento elétrico para veículos. Além disso, o empreendimento possui um deck contemplativo de mais de 450 metros quadrados, salão de festas com espaço gourmet, academia, sauna de conceito aberto, pet place, playground, sala de jogos, piscina com aquecimento elétrico, praças e um open mall — espaço comercial com lojas, bares e restaurantes.
O condomínio
O projeto conta com a parceria da HOUSI, startup de moradia inteligente. Com a oferta de uma gestão facilitada, a plataforma inclui a automatização de processos de locação e serviços de limpeza e manutenção, mantendo os imóveis com alta taxa de ocupação de forma inteligente e automatizada. Essa tecnologia, aliada com as operações comerciais do open mall, deve garantir a geração de receita extra, diminuindo o valor do condomínio pago pelos moradores em até 30%, segundo estimativas do projeto da ABC.
“Quando o assunto é sustentabilidade, a gestão de resíduos na operação do empreendimento se consolida como ponto importante. O edifício conta com ampla área de preservação ambiental, uma reserva pluvial, com reaproveitamento da água da chuva, e ações de regeneração do Rio Itapema”, destaca Thiago Cabral, CEO da ABC & Embralot.
O benefício para investidores também é destaque. O conjunto de ativos do IT’S, como arquitetura e paisagismo assinados, open mall e moradias inteligentes, resulta em um potencial de valorização 50% maior, e de aluguel 25% maior, de acordo com o estudo imobiliário realizado no projeto. Apesar de valores iniciais similares, a qualificação do produto é destaque na região, trazendo projeção de retornos financeiros ainda maiores, chegando a 45%. “A base de clientes da ABC Embralot gira em torno de investidores de Santa Catarina, mas também do Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e de Rondônia. Todos eles têm algo em comum: a busca por investimentos inteligentes, com resultados promissores. É isso que queremos oferecer com o ITs”, finaliza Cabral.