O descaso com a BR-319 e angústia de quem sofre a anos; Aterro volta a ceder e trecho sobre o Rio Curuçá é novamente interditado, Veja vídeo
A interdição, que já dura quase 72 horas, afeta diretamente a mobilidade entre os municípios de Careiro e Manaus, e não há previsão oficial para a normalização total do tráfego
Poucas horas após ser liberado para circulação de veículos de pequeno e médio porte, parte do aterro provisório utilizado para a travessia de veículos sobre o Rio Curuçá — no trecho onde uma das pontes da BR-319 desabou em 2022 — voltou a ceder e foi totalmente interditado no início da tarde desta terça-feira (3).
O trecho da rodovia cedeu no sábado (31). A PRF e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informaram que o rompimento foi causado pela força da correnteza, intensificada pelo aumento do nível do Rio Curuçá. A estrutura provisória começou a funcionar 35 dias após o desabamento da ponte.
A interdição, que já dura quase 72 horas, afeta diretamente a mobilidade entre os municípios de Careiro e Manaus, e não há previsão oficial para a normalização total do tráfego, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Não há cidades ou comunidades isoladas.
Conforme apurado pela midia local, com equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) presentes no local, o nível do rio aumentou e parte do aterro foi destruída novamente pela força da correnteza. Equipes do órgão continuam no local e não há previsão de conclusão nos reparos emergenciais.
A BR-319 é a única rodovia que liga os estados do Amazonas e Roraima ao restante do país. A rota parcialmente bloqueada possui alto fluxo de caminhões usados para o transporte de cargas enviadas por outros estados ao Amazonas. Uma longa fila de veículos está formada no local.
A única alternativa para os motoristas que trafegam pela rodovia chegarem a Manaus é retornar até o quilômetro 68 da rodovia, acessar o ramal São José até o município de Iranduba e seguir para a capital amazonense pela rodovia AM-352. O trajeto dura, em média, 2h a mais que o feito pelo acesso interditado.
O senador Plinio Valério, fez um desbafo em suas redes sociais sobre o caos da BR 319
Hoje, na BR-319, na ponte sobre o Rio Curuçá, o cenário foi de caos. Prometeram a reconstrução da ponte há três anos, mas nada foi feito. Agora, garantiram que a obra será entregue no fim de setembro. Neste domingo, o acesso improvisado cedeu e a nada passa. Essa é a realidade que a população do Amazonas enfrenta.