Câmara Municipal de ManausDestaques

Câmara Municipal de Manaus homenageia prefeito de Rorainópolis por gesto humanitário

Reconhecimento foi motivado pelo apoio prestado aos integrantes da quadrilha Junina Caipira na Roça, de Manaus, após um grave acidente ocorrido em Roraima

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta sexta-feira (9 de maio), uma Reunião Solene em homenagem ao prefeito de Rorainópolis (RR), Alessandro Daltro Souza. O reconhecimento foi motivado pelo apoio prestado aos integrantes da quadrilha Junina Caipira na Roça, de Manaus, após um grave acidente ocorrido em Roraima, em junho de 2024.

A solenidade contou com a presença do vereador Sérgio Baré (PRD), da secretária Estadual de Assistência Social (Seas), Kely Patrícia Paixão, e do vice-presidente do Instituto Sociocultural Quadrilha Junina Caipira na Roça, Márcio Caipira.

A propositura da homenagem foi de autoria do vereador Allan Campelo (Podemos). Em seu discurso, ele relembrou o acidente ocorrido no dia 9 de junho do ano passado, quando um ônibus que transportava o grupo folclórico capotou nas proximidades de Rorainópolis, resultando em feridos e uma vítima fatal. Campelo destacou que o prefeito foi decisivo no socorro às vítimas.

“Ele deu todo o apoio, conseguiu hospedagem, levou os feridos ao hospital, comprou medicamentos, providenciou alimentação e tudo o que era necessário. Nada mais justo do que reconhecermos esse gesto de solidariedade com o povo de Manaus”, enfatizou o parlamentar.

O vereador Sérgio Baré (PRD) reforçou a relevância da homenagem e a importância do gesto de empatia do prefeito.

“É uma menção honrosa e de grande respeito. Ele viu vidas, não fronteiras ou partidos políticos. Fez o que gente que gosta de gente faz. Um acidente horrível, e ele deu todo o suporte, acolheu, cuidou”, destacou.

Em sua fala, o vice-presidente da quadrilha Junina Caipira na Roça, Márcio Caipira, agradeceu publicamente o apoio recebido pelo grupo no momento do acidente.
“Ele mobilizou muitas pessoas, todo o efetivo do hospital estava de prontidão para nos socorrer. Ele salvou várias vidas, as nossas vidas”, afirmou.

A secretária da Seas, Kelly Patrícia Paixão, também destacou a importância da iniciativa da CMM e o gesto de humanidade do prefeito. “Primeiro veio a pessoa e depois veio o gestor. Ele ajudou os nossos artistas amazonenses no momento em que eles mais precisavam. A empatia e a prontidão do prefeito foram essenciais para amenizar os impactos daquele trágico episódio”, disse.

Já o homenageado, prefeito Alessandro Daltro Souza, afirmou estar emocionado com o reconhecimento.
“Nós nunca estamos preparados para momentos difíceis. E ali, fiz o que qualquer cidadão de bem faria: ajudar. Meu coração sempre esteve voltado para servir. Melhor do que estar feliz é ver alguém feliz por sua causa”, declarou.

Ele também agradeceu à CMM pela homenagem e ao vereador Allan Campelo pela iniciativa. Durante o evento, os integrantes da quadrilha também prestaram homenagem ao prefeito. A solenidade reforçou o poder da empatia e da solidariedade como valores essenciais na gestão pública, e mostrou que gestos de humanidade não conhecem limites geográficos.

Texto: Lidiane Castro/Dicom