DestaquesPrefeitura de ManausSaúde

Visa Manaus realiza reunião para alinhamento de ações em ‘Segurança do Paciente’ com a FVS-RCP

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 9/5, uma reunião com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para alinhar ações em “Segurança do Paciente” nos serviços de saúde da capital amazonense. O encontro aconteceu na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Risco Sanitário (NUGRS) da Visa Manaus, com o objetivo de integrar o trabalho das duas Vigilâncias e construir uma agenda conjunta de atividades para o fortalecimento da ‘Segurança do Paciente’, como explica o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.

“A cada ano, o NUGRS vem intensificando seus esforços para consolidar a cultura da Segurança do Paciente nos hospitais, clínicas e demais serviços de saúde de Manaus. Além da rotina de fiscalizações e compilações de dados, o Núcleo também tem oferecido treinamentos especiais sobre essa temática para as equipes de vários estabelecimentos da cidade. A reunião com a FVS é mais um avanço importante para a promoção da segurança do paciente em Manaus, agregando expertises e informações relevantes”, explicou Tayah.

Cada órgão apresentou dados de suas respectivas atividades na área de ‘Segurança do Paciente’. Dados do Sistema de Notificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Notivisa) mostram que os hospitais e serviços de diálise de Manaus relataram 5.600 eventos adversos relacionados à assistência médico-hospitalar em 2024.

Um evento adverso é uma ocorrência indesejável ou inesperada que afeta o paciente durante o cuidado em saúde, e que não é consequência direta da sua condição clínica. Quedas de maca, procedimentos realizados em partes erradas do corpo e reações causadas por medicamentos não prescritos são exemplos de eventos adversos.

O NUGRS é o setor responsável por investigar essas ocorrências em Manaus. No ano passado, o Núcleo concluiu a investigação de 87% dos eventos adversos relacionados a óbitos e never events (uma categoria especial de eventos considerados gravíssimos), superando a meta instituída pelo Ministério da Saúde, que é de 80% de investigações concluídas.

Em 2025, apenas no primeiro quadrimestre, foram notificados 1.090 eventos adversos. Desses, 100% dos óbitos já foram investigados pela Prefeitura de Manaus.

Segurança do Paciente

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ‘Segurança do Paciente’ é um conjunto de atividades organizadas que cria culturas, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes na área da saúde para reduzir riscos de forma consistente e sustentável, diminuindo a ocorrência de danos evitáveis, tornando os erros menos prováveis e reduzindo o impacto dos danos que afinal ocorrem.

A instituição indica ainda que um em cada dez pacientes sofre danos em ambientes de assistência à saúde, dos quais pelo menos metade poderia ser evitada, salvando vidas e reduzindo custos substanciais.

Serviço

O Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Risco Sanitário (NUGRS) da Visa Manaus pode ser acionado pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (92) 98842 -8517.


Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/saude/seguranca-do-paciente-visa-manaus/

SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde
Assessora responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777
E-mail: [email protected]