DestaquesPolicia Federal

Exclusivo: Armando do Valle, ex-presidente da Cosama que está envolvido no escândalo do ‘QG Eleitoral’, é alvo da PF em Manaus

Manaus – Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Federal deflagrou uma operação em combate à corrupção e ao crime organizado em Manaus. As autoridades realizaram buscas e apreensões em diversos locais, incluindo os condomínios Jardim Adrianópolis e San Remo. Dentre os alvos de busca e apreensão, estava a residência de Armando do Vale, ex-diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Armando do Vale, que está envolvido em um polêmico escândalo eleitoral, é investigado por sua suposta participação em um esquema que visa favorecer a candidatura de Brena Dianná nas eleições municipais em Parintins. Recentemente, um vídeo vazado revelou discussões entre Armando e outros ex-secretários sobre estratégias políticas que envolviam o uso da máquina pública para influenciar o pleito, configurando crime.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) já havia instaurado um inquérito, o Inquérito Civil nº 06.2024.00000636-2, para apurar esse suposto complô, que também envolvia além de secretários de Estado, oficiais da Polícia Militar. As gravações, datadas de agosto, revelam planos que poderiam ser expandidos para Manaus, envolvendo mais autoridades.

Diante da gravidade das denúncias e para garantir a lisura das investigações, o governador Wilson Lima exonerou Armando do Vale e outros secretários relacionados ao caso nesta última quarta-feira (02). Em nota, o governo ressaltou que o objetivo é permitir que os investigados se defendam adequadamente e, caso provada sua inocência, possam retornar aos cargos.

Veja vídeo: