Procurador Geral Adjunto da CMM é denunciado por assédio e importunação sexual
Manaus – Ruy Silvo Lima de Mendonça, Procurador Geral Adjunto da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi formalmente denunciado por importunação sexual por uma funcionária que trabalha no mesmo espaço que ele. A identidade da denunciante foi mantida em sigilo. O caso está sendo investigado sob o processo administrativo Nº 2024.10000.10718.0.002348.
A denúncia foi registrada no dia 19 de junho deste ano, às 10 horas. Segundo o processo, Ruy Silvo Lima de Mendonça é acusado de importunar a funcionária com comportamentos jocosos e agressivos. As ações descritas incluem beijos sem consentimento e promessas de favores, como viagens, passeios e jantares, na tentativa de seduzir a colega de trabalho.
Apesar das graves acusações, o procurador continua desempenhando suas funções na Procuradoria-Geral da CMM como se nada tivesse ocorrido. A funcionária vítima do assédio depôs a uma comissão formada por Eloi Pinto Andrade Junior, presidente, Hiléia Tereza dos Santos Torres, secretária, e Sintia Mara Pessoa Medeiros, membro.
Veja nota:
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) confirma que abriu o procedimento de sindicância para apurar suposto assédio envolvendo um de seus procuradores. Tão logo tomou ciência do caso, o presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (União Brasil), determinou a abertura imediata da investigação interna. A CMM informa que a servidora que formalizou denúncia contra o procurador foi redirecionada para o gabinete da vereadora Yomara Lins (Podemos), vice-presidente do Parlamento Municipal. O procurador Eloi Pinto de Andrade Junior, presidente da sindicância, solicitou a prorrogação, por mais 30 dias da investigação, tendo em vista a necessidade de ouvir as testemunhas do caso, além do prazo que será aberto para defesa do acusado, que neste caso, é de no mínimo 10 dias.
A CMM reforça que não compactua com qualquer tipo de conduta que cause exposição e/ou constrangimento de mulheres ou qualquer servidor da Casa Legislativa, e aguardará a conclusão da comissão para que novas ações formais e legais sejam adotadas.
Manaus, 09 de julho de 2024
Diretoria de Comunicação da CMM