Vereador Diego Afonso assina requerimento para abertura de CPI de ‘Caixa 2’ da prefeitura de Manaus
Os vereadores não foram convencidos das explicações do secretário Israel Conte e exigem provas mais evidentes
Após reunião com o secretário da Secretaria Municipal de Comunicação- Semcom, Israel Conte, ocorrida nesta quarta-feira (20), no Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus – CMM, o vereador Diego Afonso (União Brasil), assinou requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI, junto com os demais membros da bancada do União Brasil, vereadores Everton Assis e Professora Jacqueline, para apuração de ‘caixa 2’, na prefeitura de Manaus.
De acordo com o parlamentar, as justificativas do Secretário quanto ao vídeo que circulou nas redes sociais, cujas imagens teriam sido gravadas dentro da Semcom, mostrando o pagamento de um montante em dinheiro, por uma servidora daquela secretaria, para um fucionário do Portal O Abutre, não foram convincentes, visto que a defesa feita pelo secretário foi por meio de apresentação de um laudo técnico elaborado pela empresa Smart Perícias, contratada pelo próprio secretário, Israel Conte, alegando que o vídeo tratava-se de material manipulado.
“Questionamos o secretário, mas as respostas não foram claras. Não apresentou notas fiscais, nem revelou o valor pago à empresa, não mostrou câmeras de segurança nas dependências da secretaria. É dever de todo homem público ter responsabilidade com o dinheiro do povo e prestar contas de seu uso. A população precisa de dados oficiais, laudo não é instrumento oficial de investigação. Com a CPI será possível aprofundar as investigações” explicou.
Indignados com o fato e a falta de explicações, Diego Afonso e a bancada do União Brasil questionam ainda sobre a idoneidade do laudo, visto que a empresa não tem atividade de perícia como sua principal atividade empresarial. “Temos informações de que quem realizou o pagamento desta empresa responsável pelo laudo pericial foi o escritório de advocacia Borghi Kalil Kotsifas Advogados Associados, ou seja, o mesmo escritório de advocacia que defende o prefeito David Almeida em outros processos que correm na justiça”, declarou Diego Afonso.
Diego Afonso disse ainda que a CPI também deve esclarecer quanto à relação da prefeitura de Manaus com o Portal O Abutre. “Nós esperamos que o requerimento seja atendido de forma urgente, visto que precisamos identificar os envolvidos e apresentar a veracidade dos fatos. Além disso, é necessário que a atuação da CPI investigue a ligação da Prefeito com o Portal O Abutre, que tem difamado a imagem dos vereadores e demais políticos que não compactuam com a atual gestão municipal”, disse.